PES­QUI­SA MOS­TRA QUE

APE­NAS UM TER­ÇO DOS BRA­SI­LEI­ROS SE PRE­PA­RAM PA­RA ARCAR COM OS DÉ­BI­TOS QUE INICIAM O ANO; 24% ABREM MÃO DAS COM­PRAS PA­RA PA­GAR CON­TAS

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Pe­lo me­nos dois em ca­da gru­po de três bra­si­lei­ros não se pla­ne­jam pa­ra as des­pe­sas ex­tras de co­me­ço de ano, co­mo IPTU (Im­pos­to Pre­di­al e Ter­ri­to­ri­al Ur­ba­no), IPVA (Im­pos­to so­bre Pro­pri­e­da­de de Veí­cu­los Au­to­mo­to­res) e ma­te­ri­al es­co­lar. É o que apon­ta uma pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la CNDL (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas) e pe­lo SPC Bra­sil (Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to). Se­gun­do o le­van­ta­men­to, o per­cen­tu­al de con­su­mi­do­res que não jun­ta­ram di­nhei­ro ao lon­go do ano pa­ra arcar com es­sas des­pe­sas sa­zo­nais é de 69%.

A pes­qui­sa mos­tra ain­da que ape­nas 9% dos bra­si­lei­ros dis­se­ram ter con­di-

ções de li­qui­dar as con­tas de ago­ra com os pró­pri­os ren­di­men­tos e que 11% dos en­tre­vis­ta­dos não fi­ze­ram ne­nhum ti­po de pla­ne­ja­men­to pa­ra os com­pro­mis­sos tí­pi­cos des­te pe­río­do. Na mai­or par­te das ve­zes, aca­bam re­cor­ren­do a em­prés­ti­mos – che­que es­pe­ci­al, car­tão de cré­di­to –, o que tor­na mui­ta gen­te en­di­vi­da­da já nos pri­mei­ros dias do ano.

“O re­co­men­dá­vel é que o con­su­mi­dor já te­nha tra­ça­do no fi­nal do ano pas­sa­do um pla­ne­ja­men­to das su­as des­pe­sas sa­zo­nais, se­pa­ran­do men­sal­men­te uma quan­tia pa­ra es­sa fi­na­li­da­de. Quem ain­da não te­ve tem­po ou nem pen­sou nis­so pre­ci­sa agi­li­zar a or­ga­ni­za­ção pa­ra não pas­sar su­fo­co”, diz a eco­no­mis­ta-che­fe do SPC Bra­sil, Mar­ce­la Kawau­ti.

Se­gun­do ela, pa­ra quem já pos­sui uma re­ser­va fi­nan­cei­ra, o ide­al é qui­tar de uma vez o pa­ga­men­to do IPTU e do IPVA. “As­sim, o con­su­mi­dor se li­vra des­sas des­pe­sas e fi­ca com or­ça­men­to me­nos pres­si­o­na­do nos me­ses se­guin­tes”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.