Bol­sa cai e dó­lar so­be com fa­la so­bre pri­va­ti­za­ções

Jair Bol­so­na­ro des­car­tou ven­da in­te­gral da Ele­tro­bras ge­ran­do des­va­lo­ri­za­ção

Metro Brazil (Brasilia) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O can­di­da­to do PSL à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca, Jair Bol­so­na­ro, dis­se ser con­trá­rio à pri­va­ti­za­ção de ati­vos na área de ge­ra­ção de ener­gia elé­tri­ca, as­sim co­mo gos­ta­ria de man­ter o “mi­o­lo” da Pe­tro­bras co­mo es­ta­tal. As de­cla­ra­ções cau­sa­ram al­ta de 1,4% do dó­lar co­mer­ci­al, que fe­chou co­ta­do a R$ 3,76 na ven­da (no câm­bio tu­ris­mo, a co­ta­ção do pa­pel-mo­e­da é de 4% a 8% mais al­ta). As ações da elé­tri­ca Ele­tro­bras che­ga­ram a re­cu­ar 12% du­ran­te o pre­gão.

Em en­tre­vis­ta à Band TV na noi­te de ter­ça-fei­ra, Bol­so­na­ro diz ser pos­sí­vel “con­ver­sar” so­bre pri­va­ti­za­ção do se­tor de dis­tri­bui­ção de ele­tri­ci­da­de, mas “não ge- ra­ção”. “De jei­to ne­nhum”, de­cla­rou ele ao fa­lar so­bre a ven­da de ati­vos de ge­ra­ção, em um mo­vi­men­to que de cer­ta for­ma se opõe aos pla­nos do go­ver­no atu­al, de emi­tir ações e di­luir a par­ti­ci- pa­ção da União na Ele­tro­bras – do­na de sub­si­diá­ri­as de ge­ra­ção co­mo Fur­nas e Chesf.

“Quan­do vo­cê vai pri­va­ti­zar, vo­cê vai pri­va­ti­zar pa­ra qual­quer ca­pi­tal do mun­do? A Chi­na não es­tá com­pran- do no Bra­sil, ela es­tá com­pran­do o Bra­sil. Vo­cê vai dei­xar o Bra­sil na mão do chi­nês?”, dis­se Bol­so­na­ro. “Pa­ra mim, ener­gia elé­tri­ca a gente não vai me­xer.”

Pe­tro­bras

No ca­so da es­ta­tal do pe­tró­leo, Bol­so­na­ro afir­mou que o “mi­o­lo de­la tem que ser con­ser­va­do” no Es­ta­do, mas lem­brou que a com­pa­nhia não tem re­cur­sos pa­ra ex­plo­rar o pré-sal. Em ex­plo­ra­ção, o go­ver­no atu­al re­a­li­zou gran­de aber­tu­ra de mer­ca­do, o que atraiu com­pa­nhi­as es­tran­gei­ras, co­mo a Ex­xon Mo­bil, pa­ra os re­cen­tes lei­lões do pe­tró­leo do pré-sal. “A ex­plo­ra­ção vo­cê tem que abrir.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.