La­va Ja­to. TRF4 man­tém de­la­ção de Pa­loc­ci

Metro Brazil (Brasilia) - - { BRASIL} -

O TRF4 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião), em Por­to Ale­gre (RS), man­te­ve, nos au­tos do pro­ces­so em que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va é in­ves­ti­ga­do por cau­sa do ter­re­no do Ins­ti­tu­to Lu­la, o ter­mo de co­la­bo­ra­ção do ex-mi­nis­tro Antô­nio Pa­loc­ci. A de­fe­sa de Lu­la pe­dia que o ter­mo fos­se re­ti­ra­do dos au­tos. A de­la­ção foi in­cluí­da na ação pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro.

No pe­di­do de ha­be­as cor­pus, a de­fe­sa re­que­ria ain­da que o pro­ces­so fos­se sus­pen­so até que o Co­mi­tê de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das) se pro­nun­ci­as­se so­bre o ca­so.

Se­gun­do o re­la­tor do pe­di­do de ha­be­as cor­pus no TRF4, de­sem­bar­ga­dor João Pe­dro Ge­bran Ne­to, “sus­pen­der o pro­ces­so até de­ci­são da Cor­te In­ter­na­ci­o­nal sig­ni­fi­ca­ria re­nún­cia à pró­pria ju­ris­di­ção”. Qu­an­to à de­la­ção de Pa­loc­ci, Ge­bran Ne­to ar­gu­men­tou que “os fa­tos nar­ra­dos e ad­mi­ti­dos pe­los co­la­bo­ra­do­res fo­ram ade­qua­da­men­te iden­ti­fi­ca­dos no cur­so da ação pe­nal, so­bre­tu­do nos in­ter­ro­ga­tó­ri­os”. A de­ci­são é de se­gun­da-fei­ra.

De­nún­cia

Lu­la é sus­pei­to de re­ce­ber pro­pi­na de R$ 12,4 mi­lhões da Ode­bre­cht na for­ma de um ter­re­no pa­ra o ins­ti­tu­to, em São Ber­nar­do.

O ad­vo­ga­do de de­fe­sa de Lu­la, Cris­ti­a­no Za­nin Mar­tins, não se ma­ni­fes­tou so­bre a de­ci­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.