2º man­da­to de Ma­du­ro é ques­ti­o­na­do

Mai­o­ria dos paí­ses não con­si­de­ra le­gí­ti­mo re­sul­ta­do das ur­nas na Ve­ne­zu­e­la e pe­de no­vas elei­ções

Metro Brazil (Brasilia) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás Ma­du­ro, foi em­pos­sa­do on­tem pa­ra seu se­gun­do man­da­to, pre­vis­to pa­ra du­rar até 2025 (tex­to abai­xo). Se de­pen­der da von­ta­de de di­ver­sos paí­ses, po­rém, ele não de­ve che­gar até lá. Ca­da vez mais iso­la­do, o go­ver­no Ma­du­ro não é re­co­nhe­ci­do por 13 dos 14 mem­bros do Gru­po de Li­ma (a ex­ce­ção é o Mé­xi­co), além dos EUA e da UE (União Eu­ro­peia).

On­tem mes­mo, Equa­dor e Pe­ru re­ti­ra­ram di­plo­ma­tas da Ve­ne­zu­e­la, o Pa­ra­guai anun­ci­ou o rom­pi­men­to das re­la­ções com o país, e a OEA (Or­ga­ni­za­ção dos Es­ta­dos Ame­ri­ca­nos) apro­vou uma re­so­lu­ção que con­si­de­ra o go­ver­no de Ma­du­ro ile­gí­ti­mo. O do­cu­men­to foi as­si­na­do por 19 das 35 na­ções que in­te­gram a or­ga­ni­za­ção.

“Ce­le­bra­mos o com­pro­mis­so dos paí­ses das Amé­ri­cas ig­no­ran­do o re­gi­me ile­gí­ti­mo de Ni­co­lás Ma­du­ro”, afir­mou o se­cre­tá­rio-ge­ral da OEA, Luis Al­ma­gro. Além dis­so, a re­so­lu­ção pe­de “a re­a­li­za­ção de no­vas elei­ções pre­si­den­ci­ais com to­das as ga­ran­ti­as ne­ces­sá­ri­as pa­ra um pro­ces­so li­vre, jus­to, trans­pa­ren­te e le­gí­ti­mo”.

Em no­ta, o Ita­ma­raty afir­ma que Ma­du­ro “ini­ci­ou no­vo man­da­to pre­si­den­ci­al ile­gí­ti­mo” e que “o Bra­sil re­a­fir­ma seu ple­no apoio à As­sem­bleia Na­ci­o­nal”. A UE (União Eu­ro­peia) la­men­tou: “A UE con­ti­nua con­vic­ta de que uma so­lu­ção po­lí­ti­ca de­mo­crá­ti­ca e pa­cí­fi­ca é a úni­ca saí­da sus­ten­tá­vel da cri­se ve­ne­zu­e­la­na”.

O as­sis­ten­te pa­ra as­sun­tos de se­gu­ran­ça dos EUA, John Bol­ton, es­cre­veu: “Con­ti­nu­a­re­mos a am­pli­ar a pres­são so­bre o re­gi­me cor­rup­to, apoi­ar a de­mo­crá­ti­ca As­sem­bleia Na­ci­o­nal e cla­mar por de­mo­cra­cia e li­ber­da­de na Ve­ne­zu­e­la”.

O pre­si­den­te da Ar­gen­ti­na, Mau­ri­cio Ma­cri afir­mou que Ni­co­lás Ma­du­ro ten­ta zom­bar da de­mo­cra­cia. “A Ve­ne­zu­e­la vi­ve sob uma di­ta­du­ra”, dis­se ele.

“As pes­so­as da Ve­ne­zu­el s zi­nhas, ain­da es­ta­mos tra­ba­lhan­do pa­ra re­cu­pe­rar a de­mo­cra­cia, os di­rei­tos e li­ber­da­des de to­dos”

LUIS AL­MA­GRO, SE­CRE­TÁ­RIO-GE­RAL DA OEA

| CAR­LOS GAR­CIA RAWLINS / REU­TERS

to de pos­se, em Ca­ra­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.