Fil­me ‘A Es­po­sa’ jo­ga luz so­bre a ge­ni­a­li­da­de de Glenn Clo­se

Metro Brazil (Brasilia) - - CULTURA -

Quan­do Glenn Clo­se foi anun­ci­a­da, no iní­cio do mi­es, co­mo ven­ce­do­ra do Glo­bo de Ou­ro de me­lhor atriz em fil­me dra­má­ti­co, des­ban­can­do a es­tre­an­te Lady Ga­ga, fa­vo­ri­ta ao tro­féu, a As­so­ci­a­ção de Im­pren­sa Es­tran­gei­ra de Hollywo­od re­pa­rou uma in­jus­ti­ça his­tó­ri­ca com a ve­te­ra­na, que até en­tão não ha­via si­do pre­mi­a­da ali por sua atu­a­ção em ci­ne­ma.

A Aca­de­mia de Ar­tes e Ci­ên­ci­as Ci­ne­ma­to­grá­fi­cas, que ofer­ta o Os­car, tem ago­ra a chan­ce de fa­zer o mes­mo ao re­co­nhe­cer seu de­sem­pe­nho em “A Es­po­sa”. Aos 71 anos, Glenn já foi in­di­ca­da seis ve­zes à pre­mi­a­ção, tan­to co­mo ar­tis­ta prin­ci­pal co­mo co­ad­ju­van­te, mas nun­ca saiu com a es­ta­tu­e­ta.

O pa­pel de­sem­pe­nha­do por ela no lon­ga, que es­treia ho­je, é dig­no do prê­mio.

A tra­ma

Ba­se­a­do no ro­man­ce homô­ni­mo de Meg Wo­lit­zer, pu- bli­ca­do em 2003, o fil­me co­lo­ca a atriz na pe­le de Jo­an, mu­lher do ca­ris­má­ti­co e es­pi­ri­tu­o­so es­cri­tor Joe Cas­tle­man ( Jo­nathan Pry­ce), que aca­ba de ven­cer o Prê­mio No­bel de Li­te­ra­tu­ra.

Cum­prin­do o que man- da o ma­nu­al da “boa es­po­sa”, ela o acom­pa­nha a Es­to­col­mo, na Sué­cia, e es­tá sem­pre a seu la­do, lem­bran­do-o de seus re­mé­di­os, se­gu­ran­do seu ca­sa­co e po­san­do pa­ra fo­to­gra­fi­as.

Lon­ge­va, es­sa re­la­ção apa­ren­te­men­te per­fei­ta co­me­ça a des­mo­ro­nar quan­do Jo­an é pro­cu­ra­da pe­lo jor­na­lis­ta Natha­ni­el Bo­ne (Ch­ris­ti­an Sla­ter), que bus­ca de­ta­lhes es­cu­sos pa­ra api­men­tar uma fu­tu­ra bi­o­gra­fia de Joe.

Ele re­me­xe o pas­sa­do dos dois e traz à to­na se­gre­dos que pa­re­ci­am en­ter­ra­dos pa­ra sem­pre, fa­zen­do Jo­an re­pen­sar seu pa­pel na re­la­ção em um mun­do já mui­to di­fe­ren­te da­que­le no qual os dois se co­nhe­ce­ram.

Di­ri­gi­do pe­lo su­e­co Björn Run­ge, “A Es­po­sa” se al­ter­na en­tre pas­sa­do e pre­sen­te pa­ra ex­pli­car co­mo o ca­sal che­gou a es­se pon­to, e são as ex­pres­sões de Glenn – apa­ren­te­men­te um tan­to fo­ra de lu­gar – que en­tre­gam in­for­ma­ção ao pú­bli­co an­tes que ver­da­des se­jam de­cla­ra­da­men­te re­ve­la­das, pro­van­do o ta­len­to da atriz pa­ra pa­péis su­tis.

É cu­ri­o­so que ao en­car­nar es­te pa­pel de uma jor­na­da pe­lo re­co­nhe­ci­men­to que Glenn fi­nal­men­te es­te­ja con­se­guin­do o seu.

| DIVULGAÇÃO

Aos 71 anos, ar­tis­ta já foi in­di­ca­da 6 ve­zes ao prê­mio da Aca­de­mia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.