Ca­li­fór­nia re­gis­tra o mai­or incêndio da sua história

Ven­to e ca­lor di­fi­cul­tam o com­ba­te às cha­mas que já de­vas­ta­ram área su­pe­ri­or à da cidade de No­va York

Metro Brazil (Campinas) - - Primeira Página -

O mai­or incêndio florestal da história da Ca­li­fór­nia con­ti­nu­a­va se alas­tran­do on­tem, e o ca­lor e o ven­to di­fi­cul­ta­vam o tra­ba­lho dos mi­lha­res de bom­bei­ros que en­fren­tam oi­to gran­des fo­cos fo­ra de con­tro­le em to­do o es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no. O incêndio de Men­do­ci­no, mai­or de­les, já ha­via qu­ei­ma­do 114.526 hec­ta­res até a úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra – área mai­or que a da cidade de No­va York.

Ini­ci­a­dos no úl­ti­mo dia 27 de ju­lho, até ago­ra os fo­cos de fo­go já dei­xa­ram se­te mor­tos e 40 mil de­sa­bri­ga­dos. Cer­ca de 3.900 bom­bei­ros es­tão em­pe­nha­dos em im­pe­dir que su­as cha­mas al­can­cem o al­to das co­li­nas da re­gião.

“Ba­te­mos um re­cor­de que ne­nhum de nós que­ria ver”, dis­se o sub­di­re­tor do cor­po de bom­bei­ros da Ca­li­fór­nia, Scott McLe­an, ao jor­nal nor­te-ame­ri­ca­no “Los An­ge­les Ti­mes”. Os oi­to fo­cos fo­ra de con­tro­le cres­ce­ram 80% ape­nas nos úl­ti­mos qu­a­tro di­as.

O pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, de­cla­rou ser um “gran­de de­sas­tre” no Es­ta­do e cul­pou as leis am­bi­en­tais, que, de acor­do com ele, im­pe­dem o uso de água pa­ra com­ba­ter o fo­go. Até on­tem, ape­nas cer­ca de 30% dos fo­cos ha­vi­am si­do con­ti­dos. Se­gun­do a me­te­o­ro­lo­gia, as tem­pe­ra­tu­ras po­dem che­gar a 430C no nor­te da Ca­li­fór­nia nos pró­xi­mos di­as, já que ra­ja­das de ven­to ati­ça­rão as cha­mas.

“Os in­cên­di­os flo­res­tais da Ca­li­fór­nia es­tão se am­pli­an­do e se agra­van­do por cau­sa das leis am­bi­en­tais ruins”

DO­NALD TRUMP, PRE­SI­DEN­TE DOS EUA

| BEVERLY HILLS FIREFIGHTERSE/REU­TERS

Bom­bei­ros em ação em área pró­xi­ma da Flo­res­ta Na­ci­o­nal de Men­do­ci­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.