Mun­do es­tá me­nos fe­liz, apon­ta pes­qui­sa

Metro Brazil (Campinas) - - Mundo -

As ta­xas de fe­li­ci­da­de no mun­do atin­gi­ram seus me­no­res ní­veis em mais de uma dé­ca­da, in­di­cou pes­qui­sa do Ins­ti­tu­to Gal­lup di­vul­ga­da on­tem. Fo­ram en­tre­vis­ta­das cer­ca de 154 mil pes­so­as em 156 paí­ses, que res­pon­de­ram se elas sen­ti­ram dor, pre­o­cu­pa­ção, es­tres­se, rai­va ou tris­te­za no dia an­te­ri­or. Fi­cou cons­ta­ta­do que o hu­mor glo­bal es­tá em seu pi­or mo­men­to des­de que a pri­mei­ra pes­qui­sa do ti­po foi re­a­li­za­da, em 2006. “Co­le­ti­va­men­te, o mun­do es­tá mais es­tres­sa­do, pre­o­cu­pa­do, tris­te e so­fri­do ho­je do que ja­mais vi­mos”, dis­se o edi­tor-ge­ren­te do es­tu­do, Moha­med You­nis.

O país que mais “per­deu” fe­li­ci­da­de nes­se pe­río­do, se­gun­do o es­tu­do, foi a Ve­ne­zu­e­la, se­gui­da de Ma­lawi, Sí­ria, Iê­men e Ucrâ­nia – lo­cais mar­ca­dos por gra­ves con- fli­tos nos úl­ti­mos anos. O eco­no­mis­ta Jan-Em­ma­nu­el de Ne­ve dis­se ser “per­tur­ba­dor” ver o hu­mor glo­bal pi­o­ran­do, ape­sar do cres­ci­men­to de ri­que­zas e do pro­gres­so ma­te­ri­al no mun­do. “Pro­va­vel­men­te exis­te um in­di­ca­dor mais es­tru­tu­ral li­ga­do ao fa­to de a ri­que­za cres­cen­te não ser su­fi­ci­en­te­men­te in­clu­si­va”, dis­se De Ne­ve, pro­fes­sor as­so­ci­a­do da Uni­ver­si­da­de de Ox­ford que es­cre­veu sobre a relação en­tre ren­da e fe­li­ci­da­de.

O país que atu­al­men­te li­de­ra o ran­king ge­ral de fe­li­ci­da­de é a Fin­lân­dia, no nor­te da Eu­ro­pa. O úl­ti­mo co­lo­ca­do é Bu­run­di, no sul da Áfri­ca. O Bra­sil es­tá no 28º lu­gar, lo­go aci­ma da Ar­gen­ti­na (29º). No ran­king an­te­ri­or o Bra­sil es­ta­va em 12º lu­gar.

En­tre os 30 paí­ses mais fe­li­zes do mun­do, 16 são eu­ro­peus; no­ve es­tão nas Amé­ri­cas; dois es­tão no Ori­en­te Mé­dio; dois, na Oce­a­nia; e um, na Ásia. Es­tão fo­ra des­se top 30 paí­ses do pri­mei­ro mun­do, co­mo Ja­pão (54º), Rús­sia (59º) e Chi­na (86º).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.