Elei­tor ve­ta ca­ci­ques da po­lí­ti­ca re­gi­o­nal

Po­lí­ti­cos de Cam­pi­nas e re­gião que so­ma­vam, jun­tos, 68 anos de man­da­tos, não fo­ram re­e­lei­tos nas elei­ções de do­min­go. En­tre os der­ro­ta­dos es­tão Cé­lia Leão, que era de­pu­ta­da des­de 1990, e Da­vi Zaia, que es­ta­va na Alesp há 3 man­da­tos

Metro Brazil (Campinas) - - Primeira Página -

As elei­ções de 2018 vão re­pre­sen­tar o fim de um ci­clo pa­ra al­guns dos po­lí­ti­cos mais tra­di­ci­o­nais da re­gião de Cam­pi­nas. Fo­ram bar­ra­dos na elei­ção re­a­li­za­da no do­min­go, po­lí­ti­cos que vi­nham de se­gui­dos man­da­tos e que até en­tão, se ele­gi­am co­mo por inér­cia.

O ca­so mais evi­den­te é o da de­pu­ta­da es­ta­du­al, Cé­lia Leão (PSDB), que foi elei­ta pe­la pri­mei­ra vez pa­ra a Assembleia Le­gis­la­ti­va de São Pau­lo em 1990 e des­de en­tão, vi­nha sen­do re­e­lei­ta, sem­pre com vo­ta­ções ex­pres­si­vas.

Foi elei­ta em 2002, por exem­plo, com qu­a­se 110 mil vo­tos ou re­e­lei­ta em 2007 com qu­a­se 125 mil. Des­ta vez, fi­cou de fo­ra, ao con­se­guir cer­ca de 49 mil.

O de­pu­ta­do Da­vi Zaia (PPS), por sua vez, vi­nha de três man­da­tos con­se­cu­ti­vos e também foi re­jei­ta­do pe­lo elei­tor ao con­se­guir 41.629 vo­tos. Também com três man­da­tos, Fe­li­ci­a­no Nahimy Fi­lho (PRP) também fi­cou de fo­ra. O mes­mo acon­te­ceu com po­lí­ti­cos ex­pe­ri­en­tes co­mo Chi­co Sar- del­li (PV) e An­to­nio Men­tor (PT), de Ame­ri­ca­na. Can­di­da­to do pre­fei­to Jo­nas Do­ni­zet­te (PSB), Luiz Lau­ro Fi­lho foi em bus­ca da re­e­lei­ção na Câ­ma­ra Fe­de­ral, mas fra­cas­sou.

Ou­tro bar­ra­do foi o ex-de­pu­ta­do Gui­lher­me Cam­pos (PSD), que não con­se­guiu vol­tar ao Con­gres­so.

A elei­ção, po­rém, man­te­ve al­gu­mas fi­gu­ras co- nhe­ci­das da po­lí­ti­ca re­gi­o­nal, co­mo o de­pu­ta­do Car­los Sam­paio (PSDB), re­e­lei­to pa­ra o quar­to man­da­to ao con­quis­tar 125.666 vo­tos.

Os pas­to­res Pau­lo Frei­re (PR) e Ro­ber­to Al­ves (PRB) também fo­ram re­e­lei­tos, as­sim co­mo Van­der­lei Ma­cris (PSDB).

A úni­ca no­vi­da­de da re­gião na Câ­ma­ra Fe­de­ral foi a

elei­ção do em­pre­sá­rio cam­pi­nei­ro Ale­xis Fon­tey­ne (No­vo). Ele ob­te­ve 45.298 vo­tos e con­se­guiu uma va­ga.

Es­ta­du­al

Ca­ras no­vas de Cam­pi­nas e re­gião vão as­su­mir uma ca­dei­ra na Assembleia Le­gis­la­ti­va de São Pau­lo a par­tir do ano que vem: Adri­a­na Bor­go (Pros), Va­lé­ria Bol­so­na­ro (PSL), Ra­fa Zim­bal­di (PSB), Bru­no Ga­nem (Po­de­mos), Dir­ceu Dal­ben (PR) e Kim Ka­ta­gui­ri (DEM).

Eles vão se jun­tar a ve­lhos co­nhe­ci­dos do elei­tor, co­mo, Cauê Ma­cris (PSDB), Ed­mir Che­did (DEM) e Ro­gé­rio No­guei­ra (DEM).

Dos seis ve­re­a­do­res can­di­da­tos, ape­nas Ra­fa Zim­bal­di pas­sou. Pe­dro Tou­ri­nho (PT), Ci­dão Santos (Pros), Ma­ri­a­na Con­ti (Psol), Cam­pos Fi­lho (DEM) e Luiz Car­los Ros­si­ni (PV) não fo­ram elei­tos. Des­tes, Ros­si­ni ten­ta­va va­ga na Câ­ma­ra Fe­de­ral.

| MAYCON SOLDAN/FO­TO­A­RE­NA.FOLHAPRESS

Elei­tor na elei­ção de do­min­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.