Cam­pi­nas vai par­ce­lar mul­tas de trân­si­to

Seu bol­so. Em­dec vai con­tra­tar uma em­pre­sa pa­ra im­plan­tar um soft­ware que se­rá res­pon­sá­vel pe­la ges­tão da ar­re­ca­da­ção de mul­tas de trân­si­to, de pa­ga­men­to do pá­tio e ou­tros ser­vi­ços. Em 2017, a ci­da­de ar­re­ca­dou qu­a­se R$ 90 mi­lhões com 576,3 mil in­fra­ções

Metro Brazil (Campinas) - - Primeira Página -

San­ci­o­na­da no ano pas­sa­do, a lei que per­mi­te o par­ce­la­men­to de mul­tas de trân­si­to em Cam­pi­nas co­me­ça a sair do pa­pel.

A Em­dec, em­pre­sa que dis­ci­pli­na o sis­te­ma de trân­si­to na ci­da­de, ini­ci­ou on­tem por meio de um cha­ma­men­to pú­bli­co o cre­den­ci­a­men­to de em­pre­sas in­te­res­sa­das em im­plan­tar um sis­te­ma in­for­ma­ti­za­do de ges­tão de ar­re­ca­da­ção de mul­tas de trân­si­to e de trans­por­te – aque­las co­me­ti­dos pe­los ôni­bus – por meio de car­tão ele­trô­ni­co.

O sis­te­ma vai ab­sor­ver tam­bém o pa­ga­men­to de des­pe­sas de mo­to­ris­tas com o pá­tio mu­ni­ci­pal – pa­ra on­de vão os car­ros apre­en­di­dos – e de gui­as de ou­tros ser­vi­ços da Em­dec, co­mo os guin­chos, por exem­plo.

A par­tir de en­tão, to­das es­sas des­pe­sas po­de­rão ser pagas em car­tão e de for­ma par­ce­la­da, o que não era pos­sí­vel até ago­ra. A Em­dec, po­rém, não es­ti­mou pra­zo pa­ra a en­tra­da em vi­gor das no­vas re­gras.

O au­tor da lei, ve­re­a­dor Eli­as Aze­ve­do (PSB), diz que a pos­si­bi­li­da­de de uso de car­tão, vai me­lho­rar a ar­re­ca- da­ção e be­ne­fi­ci­ar o mo­to­ris­ta. “Mui­ta gen­te que te­ve car­ro apre­en­di­do viu o veí­cu­lo ser le­va­do a lei­lão por­que não ti­nha to­do o di­nhei­ro pa­ra pa­gar”, diz ele, que acres­cen­tou por meio da as­ses­so­ria de im­pren­sa da Câ­ma­ra: “Além dis­so, vai evi­tar que as pes­so­as dei­xem pa­ra pa­gar su­as mul­tas só no li­cen­ci­a­men­to, por exem­plo.”

Mul­tas

O úl­ti­mo le­van­ta­men­to di­vul­ga­do pe­la Em­dec mos­tra que no ano pas­sa­do fo­ram apli­ca­das 576.336 mul­tas de trân­si­to, ge­ran­do uma ar­re­ca­da­ção de cer­ca de R$ 90 mi­lhões. O ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de e avan­ço de si­nal ver­me­lho fo­ram as lí­de­res do ran­king das in­fra­ções no ano pas­sa­do na ci­da­de. De­pois apa­re­ce o es­ta­ci­o­na­men­to ir­re­gu­lar.

576 mil mul­tas fo­ram apli­ca­das em Cam­pi­nas no ano pas­sa­do, se­gun­do da­dos di­vul­ga­dos pe­la Em­dec

| ME­TRO/ARQUIVO

Ama­re­li­nho em tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção de trân­si­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.