EL EI ÇÕ ES Ur­nas bar­ram 14 par­ti­dos

20 18 Le­gen­das que não ti­ve­ram de­sem­pe­nho mí­ni­mo de vo­ta­ção no do­min­go, a par­tir de 2019, fi­cam sem fun­do par­ti­dá­rio e tem­po de TV

Metro Brazil (Campinas) - - Foco -

O pró­xi­mo pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca te­rá que co­lo­car me­nos ca­dei­ras à me­sa quan­do pre­ci­sar fa­zer uma ne­go­ci­a­ção com o Con­gres­so. Com o re­sul­ta­do das ur­nas de do­min­go, a par­tir de 2019, 14 par­ti­dos per­dem o di­rei­to a di­nhei­ro do fun­do par­ti­dá­rio e tem­po de rá­dio e te­le­vi­são. As le­gen­das não atin­gi­ram as re­gras de de­sem­pe­nho mí­ni­mas pre­vis­tas pe­la lei elei­to­ral e ago­ra, sem o be­ne­fí­cio, cor­rem o ris­co de ex­tin­ção.

A cláu­su­la de bar­rei­ra foi ins­ti­tuí­da em 2016 pa­ra evi­tar a pro­li­fe­ra­ção de par­ti- dos. Atu­al­men­te são 35 re­gis­tra­dos no TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral) – dos quais 30 ele­ge­ram de­pu­ta­dos fe­de­rais e se­na­do­res. Com a apli­ca­ção da re­gra, ape­nas 21 le­gen­das man­te­ri­am in­tac­tos os be­ne­fí­ci­os de fi­nan­ci­a­men­to com di­nhei­ro pú­bli­co e ex­po­si­ção na mí­dia.

So­men­te nes­te ano, o fun­do par­ti­dá­rio dis­tri­bui­rá R$ 888 mi­lhões aos par­ti­dos.

Im­pac­to

O cor­te atin­ge par­ti­dos de cin­co pre­si­den­ciá­veis der­ro­ta­dos: Ma­ri­na Sil­va (Re­de), Ca­bo Da­ci­o­lo (Pa­tri), Ey­ma­el (DC), Vera Lú­cia (PSTU) e João Gou­lart Fi­lho (PPL), além das le­gen­das dos dois can­di­da­tos a vi­ce ain­da na dis­pu­ta: o PRTB do ge­ne­ral Mou­rão, da cha­pa de Jair Bol­so­na­ro; e PC­doB de Ma­nu­e­la D’Ávi­la – vi­ce de Fer­nan­do Had­dad (PT).

Fu­são ou mi­gra­ção

Os par­ti­dos ain­da po­de­rão re­cor­rer. Com a ame­a­ça de su­mir, po­rém, uma das al­ter­na­ti­vas é a fu­são com ou­tras le­gen­das pa­ra me­lho­rar o de­sem­pe­nho elei­to­ral. A Re­de, por exem­plo, que só tem uma de­pu­ta­da elei­ta, de­ve re­pe­tir a ali­an­ça na­ci­o­nal e se jun­tar ao PV, que for­mou ban­ca­da de qua­tro de­pu­ta­dos e atin­giu a me­ta.

A vo­ca­ção go­ver­nis­ta do Con­gres­so po­de au­men­tar a mi­gra­ção pa­ra o par­ti­do que sair vi­to­ri­o­so na cor­ri­da pre­si­den­ci­al no se­gun­do tur­no.

As ban­ca­das elei­tas te­rão, na no­va le­gis­la­tu­ra, o PT com 56 de­pu­ta­dos e o PSL de Bol­so­na­ro, com 52. O que diz a lei:

1,5% dos vá­li­dos em 2018 pa­ra Câ­ma­ra em ao me­nos 9 es­ta­dos com 1% em ca­da ou ban­ca­da mí­ni­ma de 9 de­pu­ta­dos em 9 es­ta­dos.

2,5% dos vá­li­dos em 2026 pa­ra de­pu­ta­dos fe­de­rais em pe­lo me­nos 9 es­ta­dos com 1,5% em ca­da ou ban­ca­da mí­ni­ma de 13 de­pu­ta­dos de 9 es­ta­dos.

RE­DE MAR­CE­LO FREITAS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.