Guedes é in­ves­ti­ga­do pe­lo or sus­pei­ta de frau­de

Metro Brazil (Campinas) - - { Economia} -

O eco­no­mis­ta Pau­lo Guedes, co­or­de­na­dor do pro­gra­ma econô­mi­co do can­di­da­to do PSL à Pre­si­dên­cia, Jair Bol­so­na­ro, es­tá sob in­ves­ti­ga­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral em Brasília por sus­pei­ta de as­so­ci­ar-se a exe­cu­ti­vos li­ga­dos a PT e MDB pa­ra pra­ti­car frau­des em ne­gó­ci­os com fun­dos de pen­são de es­ta­tais, se­gun­do re­por­ta­gem do jor­nal “Fo­lha de S.Pau­lo” de on­tem. De acor­do com o diá­rio, Guedes não res­pon­deu à re­por­ta­gem quan­do pro­cu­ra­do pa­ra co­men­tar a in­ves­ti­ga­ção.

Pa­ra o MPF, há “re­le­van­tes in­dí­ci­os de que, en­tre fe­ve­rei­ro de 2009 e ju­nho de 2013, di­re­to­res/ges­to­res dos fun­dos de pen­são e da so­ci­e­da­de, por ações BNDESPar” se con­sor­ci­a­ram “com o em­pre­sá­rio Pau­lo Ro­ber­to Nu­nes Guedes, con­tro­la­dor do Gru­po HSM”, com a in­ten­ção de co­me­ter “cri­mes de ges­tão frau­du­len­ta ou te­me­rá­ria de ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras e emis­são e ne­go­ci­a­ção de tí­tu­los imo­bi­liá­ri­os sem las­tros ou ga­ran­ti­as”, de acor­do com a “Fo­lha”.

O BNDESPar, bra­ço de in­ves­ti­men­tos do BNDES, é ci­ta­do pe­los in­ves­ti­ga­do­res ao la­do dos fun­dos de pen­são Pre­vi (Ban­co do Bra­sil), Pe­tros (Pe­tro­bras), Fun­cef (Cai­xa) e Pos­ta­lis (Cor­rei­os), se­gun­do o jor­nal. Guedes cap­tou ao me­nos R$ 1 bi­lhão des­sas en­ti­da­des em seis anos, in­for­mou.

A in­ves­ti­ga­ção, a que a “Fo­lha” diz ter ti­do aces­so, foi ins­tau­ra­da pe­la for­ça-ta­re­fa da Ope­ra­ção Gre­en­fi­eld, que mi­ra es­que­mas de pa­ga­men­to de pro­pi­na em fun­dos de pen­são.

| S. MORAES / REUTERS

Gu­ru econô­mi­co de Jair Bol­so­na­ro: fun­dos de pen­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.