Pre­si­den­te elei­to rei­te­ra mu­dan­ça de em­bai­xa­da

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

A in­ten­ção de trans­fe­rir a em­bai­xa­da do Bra­sil em Is­ra­el de Tel Aviv pa­ra Je­ru­sa­lém, que tem cau­sa­do po­lê­mi­ca, foi rei­te­ra­da on­tem por Bol­so­na­ro. “Quem de­ci­de a ca­pi­tal do Es­ta­do é o res­pec­ti­vo Es­ta­do. Não ve­jo o por­que des­ta ce­leu­ma to­da”, afir­mou.

No cen­tro do con­fli­to en­tre pa­les­ti­nos e is­ra­e­len­ses, a ci­da­de de Je­ru­sa­lém é rei­vin­di­ca­da tan­to pe­lo po­vo ára­be qu­an­to pe­lo po­vo ju­deu, por ser con­si­de­ra­da sa­gra­da pa­ra am­bos. Is­ra­el defende que o lo­cal é sua ca­pi­tal ab­so­lu­ta, por ra­zões his­tó­ri­cas, ao pas­so que a Pa­les­ti­na plei­teia o mes­mo.

Atu­al­men­te, a ci­da­de é di­vi­di­da, na prá­ti­ca, en­tre o la­do oci­den­tal, is­ra­e­len­se, e o la­do ori­en­tal, pa­les­ti­no.

Pa­ra evi­tar mai­o­res con­fli­tos, Tel Aviv, on­de exis­te a mai­or par­te da es­tru­tu­ra ad­mi­nis­tra­ti­va is­ra­e­len­se, é on­de es­tão con­cen­tra­das as em­bai­xa­das de qua­se to­dos os paí­ses, com ex­ce­ção dos Es­ta­dos Uni­dos, que trans­fe­ri­ram sua uni­da­de pa­ra a ci­da­de nes­te ano, se­gui­dos por Gu­a­te­ma­la e Pa­ra­guai.

A de­ci­são de Bol­so­na­ro, que se­gue o pre­si­den­te americano Do­nald Trump, po­de ter re­ta­li­a­ções. Na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra, o Egi­to – úni­co país ára­be a ne­go­ci­ar com Is­ra­el – can­ce­lou uma vi­si­ta in­ter­na­ci­o­nal de em­pre­sá­ri­os bra­si­lei­ros ao país. Es­pe­ci­a­lis­tas te­mem re­tro­ces­so nas re­la­ções co­mer­ci­ais com de­mais paí­ses mu­çul­ma­nos.

JAIR BOL­SO­NA­RO, PRE­SI­DEN­TE ELEI­TO

O ge­ne­ral da re­ser­va Au­gus­to He­le­no se­rá o mi­nis­tro-che­fe do GSI (Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal) no go­ver­no Bol­so­na­ro, con­fir­mou o vi­ce-pre­si­den­te elei­to, ge­ne­ral Ha­mil­ton Mou­rão.

O ge­ne­ral He­le­no, até en­tão, vi­nha sen­do co­ta­do pa­ra o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa. Se­gun­do Mou­rão, a ideia é apro­vei­tar me­lhor as ca­pa­ci­da­des de He­le­no.

“É uma ca­be­ça bri­lhan­te, que não po­de ser des­per­di­ça­da”, afir­mou Mou­rão.

O vi­ce-pre­si­den­te dis­se que a de­fi­ni­ção do fu­tu­ro “su­per­mi­nis­tro” da De­fe­sa, por sua vez, ain­da es­tá sen­do tra­ba­lha­da por Bol­so­na­ro.

Se­gun­do ele, o pre­si­den­te elei­to con­ver­sa com vá­ri­os no­mes, mas a ten­dên­cia é que o es­co­lhi­do se­ja um ofi­ci­al de al­ta pa­ten­te da Ma­ri­nha, pa­ra que ha­ja “equi­lí­brio”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.