CLÁUDIO HUMBERTO

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil - CLAU­DIO.HUMBERTO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

ATU­A­ÇÃO DA APEX BRA­SIL EM CUBA É UM MISTÉRIO. A agên­cia de pro­mo­ção de ex­por­ta­ções Apex Bra­sil se re­ve­la uma des­sas cai­xas-pre­tas que pre­ci­sam ser aber­tas. Há dez anos gas­ta di­nhei­ro man­ten­do seu es­cri­tó­rio em Ha­va­na, úni­co em to­da a Amé­ri­ca Cen­tral, e se re­cu­sa a res­pon­der in­da­ga­ções so­bre o pa­pel do che­fe da sua re­pre­sen­ta­ção cu­ba­na, Hi­pó­li­to Gas­par, que ocu­pa a bo­qui­nha por in­di­ca­ção do ex-pre­si­den­te e pre­si­diá­rio Lu­la. Ape­sar da pre­sen­ça da Apex, hou­ve que­da de qua­se 40% no co­mér­cio en­tre os dois paí­ses.

TU­DO EM CA­SA. A Apex Bra­sil é pre­si­di­da pe­lo di­plo­ma­ta Ro­ber­to Ja­gua­ri­be, que, di­zem fun­ci­o­ná­ri­os, é tão sim­pá­ti­co a Lu­la quan­to seu fun­ci­o­ná­rio em Ha­va­na.

DESEMPENHO PÍFIO. A Apex tem re­sul­ta­dos pí­fi­os. As ex­por­ta­ções do Bra­sil pa­ra Cuba caí­ram de R$ 2,05 bi­lhões, em 2012, pa­ra R$ 1,3 bi­lhão em 2017.

OLHA PA­RA QUE SER­VE. Em 2015, a re­vis­ta Ve­ja re­ve­lou que Hi­pó­li­to Gas­par “abriu as por­tas” de Cuba ao en­ro­la­dís­si­mo so­bri­nho de Lu­la, Tai­gua­ra Ro­dri­gues.

ÁL­VA­RO DI­AS SE ARTICULA PA­RA PRE­SI­DIR O SE­NA­DO. Se­na­dor e ex- can­di­da­to do Po­de­mos à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca em ou­tu­bro, Ál­va­ro Di­as ( PR) se articula pa­ra pre­si­dir o Se­na­do a par­tir de 2019. Ape­sar de der­ro­ta­do na dis­pu­ta pre­si- den­ci­al, ele tem mais qua­tro anos de man­da­to co­mo se­na­dor. Se­rá di­fí­cil. Par­ti­do de mai­or ban­ca­da sem­pre rei­vin­di­ca a in­di­ca­ção do pre­si­den­te. O se­na­dor elei­to Flá­vio Bol­so­na­ro ad­mi­tiu que o PSL apoie o MDB, mas de­pen­de do can­di­da­to.

MU­LHER NA PRE­SI­DÊN­CIA. O MDB foi re­du­zi­do à me­ta­de no Se­na­do, mas ain­da com a mai­or ban­ca­da. A se­na­do­ra Si­mo­ne Te­bet (MT) é can­di­da­ta à pre­si­dên­cia.

“HOU­VE UMA TRAMA BRUTAL PA­RA TEN­TAR DERRUBAR O GO­VER­NO.”

MI­CHEL TE­MER, EM EN­TRE­VIS­TA AO PRO­GRA­MA BASTIDORES DO PO­DER, DA RÁ­DIO BAN­DEI­RAN­TES

| MAR­CEL­LO CA­SAL JR. /AGÊN­CIA BRA­SIL

O se­na­dor Ál­va­ro Di­as (Po­de)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.