Mor­re Qu­e­ve­do, o ca­ça­dor de enig­mas

Pa­dre, que vi­via em Be­lo Ho­ri­zon­te, ti­nha 88 anos, e fi­cou fa­mo­so ao des­mas­ca­rar char­la­tões na TV

Metro Brazil (Campinas) - - Primeira Página -

Os­car Gon­zá­lez Qu­e­ve­do Bru­zan, mais co­nhe­ci­do co­mo pa­dre Qu­e­ve­do, mor­reu on­tem, aos 88 anos, em Be­lo Ho­ri­zon­te ( MG). Se­gun­do a Com­pa­nhia de Je­sus no Bra­sil de Mi­nas Ge­rais, o re­li­gi­o­so mor­reu por pro­ble­mas car­día­cos na Ca­sa Ir­mão Lu­ci­a­no Bran­dão, on­de mo­ra­va des­de 2012. O en­ter­ro de Qu­e­ve­do acon­te­ce­rá ho­je, às 11h, no ce­mi­té­rio Bos­que da Es­pe­ran­ça.

‘Is­so non ec­zis­te’

Nas­ci­do em 1930, em Ma­dri, na Es­pa­nha, Qu­e­ve­do se na­tu­ra­li­zou brasileiro em 1960. Foi pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e é con­si­de­ra­do um dos mai­o­res es­pe­ci­a­lis­tas na área de pa­rap­si­co­lo­gia, ten­do es­cri­to 17 li­vros so­bre o te­ma, co­mo “A Fa­ce Oculta da Men­te”, “O Que é Pa­rap­si­co­lo­gia” e “As For­ças Fí­si­cas da Men­te”.

Na te­le­vi­são, o re­li­gi­o­so fi­cou fa­mo­so nos anos 1970 ao des­mas­ca­rar o ilu­si­o­nis­ta Uri Gel­ler, que di­zia en­tor­tar ta­lhe­res com seus po­de­res pa­ra­nor­mais. Qu­e­ve­do con­se­guiu pro­var que as per­for­man­ces de Gel­ler eram tru­ques de ilu­si­o­nis­mo.

Nos anos 2000, ele ga­nhou no­to­ri­e­da­de com o bor­dão “is­so non ec­zis­te” (re­sul­ta­do de seu for­te so­ta­que es­pa­nhol) no qu­a­dro “O Ca­ça­dor de Enig­mas”, no pro­gra­ma Fan­tás­ti­co, da TV Glo­bo.

Com apresentação de Cid Moreira, a atra­ção ti­nha o ob­je­ti­vo de des­ven­dar fenô­me­nos da na­tu­re­za e des­mas­ca­rar char­la­tões, in­ves­ti­gan­do ca­sos re­la­ci­o­na­dos a ca­sas mal-as­som­bra­das, gra­va­ções do além e pre­mo­ni­ções des­co­nhe­ci­das.

Des­de 2012, Qu­e­ve­do es­ta­va afas­ta­do da mí­dia e mo­ra­va na Ca­sa Ir­mão Lu­ci­a­no Bran­dão, on­de es­cre­via tex­tos re­li­gi­o­sos.

| BEL PEDROSA/FO­LHA­PRESS

Qu­e­ve­do, em uma de su­as úl­ti­mas apa­ri­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.