Vé­lez anu­la al­te­ra­ções em li­vros di­dá­ti­cos

Mi­nis­tro da Edu­ca­ção vol­tou atrás da de­ci­são e dis­se que pon­tos re­ti­ra­dos no no­vo edi­tal não fo­ram “pro­po­si­tais”

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

Após cons­ta­tar er­ros no edi­tal do PNLD 2020, (Pro­gra­ma Na­ci­o­nal do Li­vro Di­dá­ti­co), o mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Ri­car­do Vé­lez, anu­lou, on­tem, o 5º avi­so de re­ti­fi­ca­ção do do­cu­men­to que re­ti­ra­va de su­as exi­gên­ci­as tre­chos co­mo a pro­mo­ção das cul­tu­ras qui­lom­bo­las e dos po­vos in­dí­ge­nas e o com­pro­mis­so da não-vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher.

O do­cu­men­to, foi pu­bli­ca­do com as mu­dan­ças em 2 de ja­nei­ro, no Diá­rio Ofi­ci­al, pe­lo no­vo go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro (PSL), e ser­ve pa­ra ori­en­tar a pro­du­ção de li­vros es­co­la­res en­tre­gues a cri­an­ças do 6º ao 9º ano.

Um pas­so pa­ra trás

Em no­ta, o MEC in­for­mou que “rei­te­ra o com­pro­mis­so com a edu­ca­ção de for­ma igua­li­tá­ria pa­ra to­da a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra” e des­men­tiu “qual­quer in­for­ma­ção de que o go­ver­no Bol­so­na­ro ou o mi­nis­tro Ri­car­do Vé­lez de­ci­di­ram re­ti­rar tre­chos que tra­ta­vam so­bre cor­re­ção de er­ros nas pu­bli­ca­ções, vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher, pu­bli­ci­da­de e qui­lom­bo­las de for­ma pro­po­si­tal”.

O que di­zia

An­tes de o go­ver­no vol­tar atrás das al­te­ra­ções já pu­bli­ca­das, a ver­são do edi­tal su­pri­mia de seus cri­té­ri­os pon­tos co­mo a pro­mo­ção po­si­ti­va da mu­lher e dei­xa­va de exi­gir ilus­tra­ções que re- tra­tas­sem a di­ver­si­da­de ét­ni­ca do Bra­sil e seu plu­ra­lis­mo cul­tu­ral. Além dis­so, re­gu­la­ri­za­va o uso de pá­gi­nas pu­bli­ci­tá­ri­as nas obras.

As mu­dan­ças tam­bém abri­am mar­gem pa­ra in­for­ma­ções fal­sas ou con­teú­dos não fun­da­men­ta­dos em da­dos con­cre­tos, uma vez que não ha­via ne­ces­si­da­de de ci­tar fon­tes ou tra­zer re­fe­rên­ci­as bi­bli­o­grá­fi­cas dos tex­tos uti­li­za­dos .

| MAR­CEL­LO CA­SAL JR/ABR

Os li­vros se­rão en­tre­gues a alu­nos do 6º ao 9º ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.