João de Deus vira réu por abu­sos se­xu­ais

Jus­ti­ça de Goiás acei­ta de­nún­cia con­tra o mé­dium que es­tá preso des­de 16 de de­zem­bro do ano pas­sa­do. De­ci­são de­ter­mi­nou ain­da o blo­queio de R$ 50 mi­lhões em bens

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

O mé­dium João Tei­xei­ra de Fa­ria, co­nhe­ci­do co­mo João de Deus, vi­rou réu pe­lo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de Goiás em uma de­nún­cia que apu­ra su­pos­tos abu­sos se­xu­ais de­le con­tra qua­tro mu­lhe­res.

A juí­za Ro­sân­ge­la Ro­dri­gues dos San­tos acei­tou a de­nún­cia fei­ta pe­lo MP-GO (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de Goiás) e ain­da de­ter­mi­nou o blo­queio de R$ 50 mi­lhões em bens do lí­der re­li­gi­o­so. O blo­queio vi­sa ga­ran­tir res­sar­ci­men­to de pos­sí­veis da­nos mo­rais às ví­ti­mas.

O tex­to com­ple­to da de­ci­são ju­di­ci­al, po­rém, não foi di­vul­ga­do, já que o pro­ces­so cor­re em se­gre­do de Jus­ti­ça pa­ra man­ter a se­gu­ran­ça das ví­ti­mas. Além das qua­tro de­nun­ci­an­tes, a ação apre­sen­ta tre­chos de de­poi­men­tos de 15 ou­tras mu­lhe­res co­mo tes­te­mu­nhas do ca­so.

O mé­dium João de Deus es­tá preso des­de 16 de de­zem­bro em Goi­â­nia. A pri­são tem­po­rá­ria foi pe­di­da pa­ra evi­tar uma even­tu­al fu­ga. O MP-GO re­ce­beu mais de 500 de­nún­ci­as de abu­so se­xu­al con­tra ele des­de o iní­cio da for­ça-ta­re­fa, no mês pas­sa­do.

Re­pre­sen­tan­te do mé-

dium, o ad­vo­ga­do Al­ber­to To­ron dis­se não ter co­nhe­ci­men­to da de­nún­cia, mas que con­fia na Jus­ti­ça. To­ron fri­sou que se tra­ta de “uma de­ci­são pro­vi­só­ria, su­jei­ta a con­fir­ma­ção após a apresentação da resposta à acu­sa­ção pe­la de­fe­sa”.

Trá­fi­co de pes­so­as

Além das de­nún­ci­as de abu­so se­xu­al, o no­me de João de Deus tem si­do as­so­ci­a­do tam­bém a uma qua­dri­lha de trá­fi­co de be­bês e jo­vens, de acor­do com uma sé­rie de ví­de­os da ati­vis­ta Sa­bri­na Bittencourt, que afir­ma ter con­ta­to com as mães. Ela foi ou­vi­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de São Pau­lo na úl­ti­ma se­gun­da, e o ma­te­ri­al co­lhi­do foi en­ca­mi­nha­do ao MP-GO.

| MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR

MPGO re­ce­beu mais de 500 de­nún­ci­as con­tra o mé­dium

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.