De­mis­são na Apex abre pri­mei­ra cri­se

Mes­mo de­mi­ti­do, pre­si­den­te da agên­cia cum­priu agen­da nor­mal, des­res­pei­tan­do de­ci­são de chan­ce­ler. À noi­te, União con­fir­mou a tro­ca e anun­ci­ou Má­rio Vi­lal­va pa­ra o car­go

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

Um dia após anun­ci­a­da sua de­mis­são pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Er­nes­to Araú­jo, o ex-pre­si­den­te da Apex (Agên­cia Bra­si­lei­ra de Pro­mo­ção de Ex­por­ta­ções e In­ves­ti­men­tos), Alec­xan­dro Car­rei­ro, foi tra­ba­lhar nor­mal­men­te on­tem, pro­ta­go­ni­zan­do a pri­mei­ra cri­se de hi­e­rar­quia no go­ver­no de Jair Bol­so­na­ro (PSL).

Li­gei­ro e pa­ra evi­tar que a cri­se to­mas­se pro­por­ções ain­da mai­o­res, Bol­so­na­ro con­fir­mou a de­mis­são de Car­rei­ro e se reu­niu com o no­vo pre­si­den­te da agên­cia, o em­bai­xa­dor Má­rio Vi­lal­va on­tem no Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Se­gun­do Er­nes­to Araú­jo, Vi­lal­va pos­sui “am­pla ex­pe­ri­ên­cia em pro­mo­ção de ex­por­ta­ções”.

De re­pen­te, sem car­go

Car­rei­ro te­ve sua de­mis­são anun­ci­a­da, sem avi­so pré­vio, pe­lo Twit­ter do mi­nis­tro Araú­jo. No tex­to, o chan­ce­ler di­zia que o pró­prio Car­rei­ro ha­via pe­di­do pa­ra sair.

No en­tan­to, o ex-pre­si- den­te da agên­cia re­cu­sou-se a dei­xar o car­go, con­tan­do que a car­ta de de­mis­são ha­via si­do es­cri­ta por Er­nes­to e ale­gan­do que ape­nas Bol­so­na­ro te­ria a com­pe­tên­cia de re­ti­rá-lo da fun­ção, uma vez que sua no­me­a­ção te­ria si­do as­si­na­da pe­la pró­prio che­fe do Exe­cu­ti­vo. A pos­se ocor­reu em 2 de ja­nei­ro.

Os mo­ti­vos

Alex Car­rei­ro te­ria si­do de­mi­ti­do por não fa­lar in­glês flu­en­te­men­te, re­qui­si­to obri­ga­tó­rio do car­go. Ou­tro mo­ti­vo se­ria as ações de Car­rei­ro. Ele te­ria de­mi­ti­do fun­ci­o­ná­ri­os e subs­ti­tuí­do ou­tros, o que de­sa­gra­dou in­te­gran­tes do PSL.

A Apex é vin­cu­la­da à es­tru­tu­ra do mi­nis­té­rio da Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e é res­pon­sá­vel por pro­mo­ver os pro­du­tos e ser­vi­ços bra­si­lei­ros no ex­te­ri­or, bem co­mo atrair in­ves­ti­men­tos es­tran­gei­ros pa­ra se­to­res es­tra­té­gi­cos da eco­no­mia bra­si­lei­ra.

| VALTER CAMPANATO/ABR

Er­nes­to Araú­jo, Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res

| AR­QUI­VO PES­SO­AL/DI­VUL­GA­ÇÃO

Alec­xan­dro Car­rei­ro, ex-pre­si­den­te da Apex

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.