Li­vro in­fan­til aden­tra te­ma da su­pe­ra­ção

Metro Brazil (Curitiba) - - CULTURA -

Uma dé­ca­da de um tra­ba­lho mi­nu­ci­o­so da es­cri­to­ra An­dréia Del­mas­chio es­tá re­tra­ta­do nas pá­gi­nas do li­vro “Nas águas de Lia”.

Quan­do co­me­çou a es­cre­ver a his­tó­ria da ado­les­cen­te Lia, An­dréia ain­da não ti­nha fi­lhos. Mas, no de­cor­rer do pro­ces­so de cri­a­ção, os pe­que­nos Flo­ra e Fran­cis­co, 10 anos, nas­ce­ram e de­ram um ou­tro tom às fa­las da per­so­na­gem.

Nes­sa tro­ca, a es­cri­to­ra cos­tu­rou a his­tó­ria de uma ado­les­cen­te “qua­se” co­mum, com seus me­dos e ex­pec­ta­ti­vas. Lia ain­da pre­ci­sa en­fren­tar a per­da de um en­te que­ri­do por meio de sua pers­pec­ti­va fic­ci­o­nal: de­se­nha uma pis­ci­na em seu len­çol pa­ra fu­gir da re­a­li­da­de sem­pre que sen­tir me­do. Com o tem­po, Lia pas­sa a su­pe­rar seus trau­mas. E es­sa pis­ci­na dei­xa de ser um refúgio pa­ra se tor­nar um mo­ti­vo de re­cre­a­ção.

“Pa­re­ce que não, mas o uni­ver­so da cri­an­ça é cer­ca­do por me­do, que atra­pa­lha o so­no, atra­pa­lha a vi­da”, ex­pli­ca An­dréia Del- mas­chio. E acres­cen­ta: “Se não pu­de­rem li­dar com es­ses me­dos, po­dem en­con­trar na his­tó­ria um am­pa­ro, en­con­trar na for­ma co­mo Lia su­pe­rou os seus me­dos. É uma ma­nei­ra de aju­dar es­sas cri­an­ças a en­fren­ta­rem seus trau­mas e an­gús­ti­as”.

| MAYTE BELLISA/DIVULGAÇÃO

“NAS ÁGUAS DE LIA” AN­DRÉIA DEL­MAS­CHIO EDI­TO­RA COUSA, R$ 30

Fi­lhos da au­to­ra ins­pi­ra­ram an­da­men­to da his­tó­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.