Sub­sí­dio ao trans­por­te con­ti­nua, mas se­rá me­nor

Go­ver­na­dor elei­to, Ra­ti­nho Ju­ni­or, quer de­fi­nir um mo­de­lo de ges­tão úni­co, que res­pon­da pe­lo trans­por­te de Cu­ri­ti­ba e da re­gião me­tro­po­li­ta­na. En­quan­to is­so não acon­te­ce ele diz que vai man­ter o sub­sí­dio, mas va­lor te­rá que mu­dar

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O go­ver­na­dor elei­to do Pa­ra­ná, Ra­ti­nho Ju­ni­or (PSD), dis­se on­tem ao Metro Jor

nal que de­ve man­ter o sub­sí­dio ao trans­por­te co­le­ti­vo de Cu­ri­ti­ba, mas quer dis­cu­tir com a pre­fei­tu­ra um va­lor me­nor. Es­te ano, a go­ver­na­do­ra Ci­da Borghet­ti (PP) re­pas­sou ao mu­ni­cí­pio R$ 71,3 mi­lhões. “É uma lou­cu­ra”, dis­se Ra­ti­nho.

A in­ten­ção do fu­tu­ro ocu­pan­te do Pa­lá­cio Igua­çu, no en­tan­to, é en­ca­mi­nhar com o pre­fei­to de Cu­ri­ti­ba, Ra­fa­el Gre­ca (PMN), e os seus co­le­gas da re­gião me­tro­po­li­ta­na uma mu­dan­ça na ges­tão do trans­por­te co­le­ti­vo.

A ideia de Ra­ti­nho é cri­ar uma PPP (Par­ce­ria Pú­bli­co-Pri­va­da) pa­ra ge­ren­ci­ar to­do o sis­te­ma em con­jun­to. “Não faz sen­ti­do ter­mos du­as ins­ti­tui­ções tra­ba­lhan­do nis­so, a Urbs e a Co­mec”, dis­se.

Es­sa no­va em­pre­sa, se­gun­do o pla­no do go­ver­na­dor elei­to, te­ria in­de- pen­dên­cia na ges­tão. “Ela po­de­ria cri­ar no­vas li­nhas, adap­tar e in­te­grar o que já exis­te”.

Aci­ma des­sa PPP, acom­pa­nhan­do seu tra­ba­lho, es­ta­ria um gru­po for­ma­do pe­lo go­ver­no do es­ta­do, pre­fei­tu­ras de Cu­ri­ti­ba e re­gião me­tro­po­li­ta­na e as con­ces­si­o­ná­ri­as do trans­por­te co­le­ti­vo. “Te­mos que re­pen­sar a ma­nei­ra de fa­zer ges­tão. Já fa­lei com o Gre­ca so­bre is­so. Eu que­ro fa­zer um go­ver­no de união, com pre­fei­tos, de­pu­ta­dos”.

“Não vou ser ir­res­pon­sá­vel e ti­rar to­tal­men­te o sub­sí­dio, mas te­mos que che­gar a um nú­me­ro pos­sí­vel. R$ 70 mi­lhões é uma lou­cu­ra”

RA­TI­NHO JR, GO­VER­NA­DOR ELEI­TO DO PR

Tran­si­ção

Ra­ti­nho con­tou tam­bém que já es­tá se or­ga­ni­zan­do pa­ra a tran­si­ção da equi­pe de Ci­da Borghet­ti pa­ra

a sua. “Pe­di uma au­di­ên­cia com ela pa­ra a se­ma­na que vem pa­ra tra­tar dis­so”.

On­tem mes­mo, ele reu­niu o nú­cleo que ela­bo­rou seu pla­no de go­ver­no pa­ra tra­tar da tran­si­ção. “Des­se gru­po sai­rão os 3 ou 4 que vão tra­ba­lhar com a equi­pe da go­ver­na­do­ra”.

No do­min­go, lo­go após o re­sul­ta­do, Ra­ti­nho e Ci­da con­ver­sa­ram por te­le­fo­ne. Mais tar­de, a go­ver­na­do­ra dis­se em en­tre­vis­ta que a tran­si­ção co­me­ça­ria só em 3 de de­zem­bro.

| FE­LI­PE JUNG

Go­ver­na­dor elei­to deu en­tre­vis­ta ao Band Ci­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.