Tec­no­lo­gia le­va a ca­sas sus­ten­tá­veis

Com energia so­lar e cap­ta­ção de água da chu­va, mo­ra­dia do Tec­par te­rá pre­ço de Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O Tec­par (Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia do Pa­ra­ná) apre­sen­tou on­tem um pro­tó­ti­po da Ca­sa Sus­ten­tá­vel, que tes­ta tec­no­lo­gi­as ver­des em uma mo­ra­dia de 44 me­tros qua­dra­dos e com cus­tos que po­dem ser en­qua­dra­dos no pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da.

O pro­tó­ti­po foi ins­ta­la­do no cam­pus do Tec­par em Arau­cá­ria, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Cu­ri­ti­ba, e se­rá usa­do co­mo re­fe­rên­cia pa­ra fu­tu­ras cons­tru­ções de mo­ra­di­as so­ci­ais no Pa­ra­ná.

Se­gun­do o Tec­par, os di­fe­ren­ci­ais vão des­de a ge­ra­ção pró­pria de energia elé­tri­ca so­lar, o apro­vei­ta­men­to da água da chu­va, a ven­ti­la­ção cru­za­da e uso de tin­ta com bai­xo ní­vel de com­pos­tos or­gâ­ni­cos vo­lá­teis.

O se­cre­tá­rio es­ta­du­al do De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no, Sil­vio Bar­ros, ad­mi­te que o cus­to de cons­tru­ção é mais al­to. O es­tu­do vai ava­li­ar se o in­ves­ti­men­to com­pen­sa, pe­lo ba­ra­te­a­men­to da ma­nu­ten­ção. “O pro­tó­ti­po vai mos­trar se com um in­ves­ti­men­to um pou­co mai­or na cons­tru­ção po­de­mos acres­cen­tar tec­no­lo­gi­as que vão ba­ra­te­ar a ma­nu­ten­ção da ca­sa”, ex­pli­cou. Mais dois pro­tó­ti­pos se­rão fei­tos.

| SILVANE TREVISAN TONETTI

A ca­sa apre­sen­ta­da on­tem

DI­VUL­GA­ÇÃO / COHAPAR | DI­VUL­GA­ÇÃO / COHAPAR

Sis­te­ma pa­ra cap­tar água da chu­va Cus­tos po­dem ser en­qua­dra­dos no Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.