Em­bai­xa­do­ra dos Es­ta­dos Uni­dos na ONU pe­de de­mis­são

Nik­ki Ha­ley dei­xa car­go pa­ra uma ‘pau­sa’ e ga­nha elo­gi­os do pre­si­den­te Trump

Metro Brazil (Curitiba) - - MUNDO -

O pre­si­den­te Do­nald Trump es­tu­da no­vo no­me pa­ra o car­go de em­bai­xa­dor nor­te-ame­ri­ca­no na ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das). A fun­ção é ocu­pa­da pe­la ex-go­ver­na­do­ra da Ca­ro­li­na do Sul, Nik­ki Ha­ley, 46 anos, que anun­ci­ou on­tem que dei­xa­rá a po­si­ção até o fim do ano.

O pos­to é con­si­de­ra­do es­tra­té­gi­co pa­ra o go­ver­no, com­pa­ra­do em im­por­tân­cia ao de se­cre­tá­rio de Es­ta­do. Nik­ki, uma das pou­cas mu­lhe­res a ocu­par car­go de des­ta­que no go­ver­no Trump, foi bas­tan­te elo­gi­a­da pe­lo pre­si­den­te on­tem, que dis­se es­pe­rar tê-la a seu la­do no­va­men­te.

“Nik­ki Ha­ley é mui­to es­pe­ci­al pa­ra mim, ela fez um óti­mo tra­ba­lho e é uma pes­soa fan­tás­ti­ca. Es­pe­ra­mos que vol­te em al­gum mo­men­to. Tal­vez em ou­tro car­go. Vo­cê po­de es­co­lher”, dis­se di­ri­gin­do-se a ex-go­ver­na­do­ra on­tem no anún­cio da mu­dan­ça no Sa­lão Oval.

Nik­ki é vis­ta por apoi­a­do­res co­mo pos­sí­vel can­di­da­ta à Pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos em 2020, ca­so Trump de­sis­ta da re­e­lei­ção, ou em 2024. Ela ne­gou a pre­ten­são on­tem e dis­se que dei­xa o car­go na ONU pa­ra um “res­pi­ro”. “Acho que vo- cê tem que ser des­pren­di­do o su­fi­ci­en­te pa­ra sa­ber qu­an­do de­ve se afas­tar e per­mi­tir que ou­tra pes­soa fa­ça o tra­ba­lho.”

A as­cen­são rá­pi­da de Nik­ki, do le­gis­la­ti­vo de um Es­ta­do do sul nor­te-ame­ri­ca­no pa­ra a are­na mun­di­al, le­va a crer que a re­pu­bli­ca­na tem am­bi­ções po­lí­ti­cas mai­o­res.

Nik­ki foi a ga­ro­ta-pro­pa­gan­da da po­lí­ti­ca “A Amé­ri­ca Pri­mei­ro” de Trump na ONU, li­de­ran­do o rom­pi- men­to dos EUA com vá­ri­os pro­gra­mas da en­ti­da­de e de­fen­den­do su­as di­re­tri­zes li­nha-du­ra con­tra o Irã e a Co­reia do Nor­te em re­a­ção aos pro­gra­mas nu­cle­a­res de am­bos. Mas al­gu­mas ve­zes tam­bém se dis­tan­ci­ou de seu che­fe, co­mo qu­an­do de­fen­deu o di­rei­to das mu­lhe­res de­nun­ci­a­rem abu­sos.

Nik­ki foi co­gi­ta­da co­mo pos­sí­vel co­le­ga de cha­pa re­pu­bli­ca­na nas du­as úl­ti­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais, e ela tam­bém po­de se tor­nar se­na­do­ra se Lind­sey Graham, seu cor­re­li­gi­o­ná­rio da Ca­ro­li­na do Sul, ocu­par um pos­to no go­ver­no Trump, co­mo se es­pe­cu­lou mui­tas ve­zes.

O jor­nal “The New York Ti­mes” acre­di­ta que o pos­to na ONU pos­sa ser ocu­pa­do por Di­na Powell, ex-vi­ce-as­ses­so­ra de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal, ou Ri­chard A. Gre­nell, em­bai­xa­dor na Ale­ma­nha. O no­vo no­me se­rá anun­ci­a­do em até três se­ma­nas.

| JONATHAN ERNST/REUTERS

Nik­ki e Trump em anún­cio on­tem no Sa­lão Oval

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.