SAUDAÇÃO À CONSTITUIÇÃO

No Con­gres­so, Bol­so­na­ro afir­ma que lei é o ‘úni­co nor­te’ da de­mo­cra­cia; ho­je, ele se reú­ne com Te­mer pa­ra dis­cu­tir a Pre­vi­dên­cia

Metro Brazil (Espirito Santo) - - Primeira Página - RAFAEL NEVES METRO BRA­SÍ­LIA

O pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (PSL) de­ve dis­cu­tir ho­je, na pri­mei­ra reu­nião com o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer após a vi­tó­ria nas ur­nas, a pos­si­bi­li­da­de de se apro­var uma re­for­ma da Pre­vi­dên­cia ain­da em 2018.

Bol­so­na­ro e seu fu­tu­ro mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, têm de­cla­ra­do que gos­ta­ri­am de ver o ajus­te pro­pos­to por Te­mer apro­va­do ain­da em 2018, mas os pre­si­den­tes da Câ­ma­ra, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Se­na­do, Eu­ní­cio Oli­vei­ra (MDB-CE), têm afir­ma­do que o as­sun­to não de­ve­rá ser vo­ta­do.

“Gos­ta­ría­mos que saís­se al­gu­ma coi­sa. Não é o que que­re­mos, mas aqui­lo que é pos­sí­vel ser vo­ta­do na Câ­ma­ra e no Se­na­do”, dis­se Bol­so­na­ro em Bra­sí­lia.

O dia de Bol­so­na­ro

O pre­si­den­te elei­to co­me­çou o dia no Rio de Ja­nei­ro, mas em­bar­cou em um avião da FAB (For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra) an­tes das 7h. Ele vi­a­jou com o fu­tu­ro vi­ce-pre­si­den­te, ge­ne­ral Ha­mil­ton Mou­rão (PRTB). A ae­ro­na­ve de­sem­bar­cou em Bra­sí­lia pou­co an­tes das 9h.

O pri­mei­ro com­pro­mis­so de Bol­so­na­ro na ca­pi­tal fe­de­ral foi uma ses­são so­le­ne no Con­gres­so em co­me­mo­ra­ção aos 30 anos da Constituição Fe­de­ral. No even­to es­ta­vam os che­fes dos três po­de­res (Te­mer, Eu­ní­cio e o pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li), além de au­to­ri­da­des co­mo o ex-pre­si­den­te Jo­sé Sar­ney.

Bol­so­na­ro fez um dis­cur­so de me­nos de dois mi­nu­tos e pro­me­teu fi­de­li­da­de à Car­ta de 1988. “Na to­po­gra­fia, exis­tem três nor­tes, o da qua­drí­cu­la, o ver­da­dei­ro e o mag­né­ti­co. Na de­mo­cra­cia só um nor­te: é o da nos­sa Constituição”, de­cla­rou.

Na saí­da do even­to, o fu­tu­ro mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, tam­bém afir­mou que gos­ta­ria de ini­ci­ar 2019 com a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia de Te­mer apro­va­da. “É al­go mui­to im­por­tan­te e acho que se­ria um belo en­cer­ra­men­to do go­ver­no Te­mer”, dis­se o eco­no­mis­ta.

Em se­gui­da Bol­so­na­ro e o ge­ne­ral Au­gus­to He­le­no, anun­ci­a­do co­mo fu­tu­ro mi­nis­tro da De­fe­sa, fi­ze­ram uma vi­si­ta ao atu­al ti­tu­lar da pas­ta, Jo­a­quim Sil­va e Lu­na. Na saí­da do en­con­tro, o pre­si­den­te elei­to dis­se que não vai con­tin­gen­ci­ar re­cur­sos das For­ças Ar­ma­das que es­ti­ve­rem pre­vis­tos no or­ça­men­to.

“Na­da mais jus­to, é um re­co­nhe­ci­men­to às For­ças Ar­ma­das”, dis­se. Ain­da on­tem Bol­so­na­ro en­con­trou o co­man­dan­te da Ma­ri­nha, al­mi­ran­te Edu­ar­do Ba­cel­lar Le­al, e o do Exér­ci­to, ge­ne­ral Edu­ar­do Vil­las Bôas.

Pa­ra ho­je, além da reu­nião com Te­mer, a agen­da do pre­si­den­te elei­to pre­vê o co­man­dan­te da Ae­ro­náu­ti­ca, bri­ga­dei­ro Ni­val­do Luiz Ros­sa­to, além de Tof­fo­li, pre­si­den­te do STF, e João Otá­vio de no­ro­nha, pre­si­den­te do STJ (Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça).

“Gos­ta­ría­mos que saís­se al­gu­ma coi­sa.

Não é o que que­re­mos, mas aqui­lo que é pos­sí­vel ser vo­ta­do na Câ­ma­ra e no Se­na­do”

PRE­SI­DEN­TE ELEI­TO JAIR BOL­SO­NA­RO, SO­BRE A RE­FOR­MA DA PRE­VI­DÊN­CIA

“Se vo­cê olhar o que se ten­tou com es­se Par­la­men­to e não se avan­çou, a pro­ba­bi­li­da­de mai­or é es­sa

[não vo­tar], mas eu ten­to nes­se te­ma ser oti­mis­ta”

PRE­SI­DEN­TE DA C­MA­RA, RODRIGO MAIA, SO­BRE AS CHANCES DE VO­TAR A RE­FOR­MA

FOTOS: FOLHAPRESS

ADRIANO MACHADO/REUTERS

| JO­SÉ CRUZ / AGÊNCIA BRA­SIL

Bol­so­na­ro, Te­mer e Tof­fo­li du­ran­te a ses­são so­le­ne em co­me­mo­ra­ção aos 30 anos da Constituição Fe­de­ral, on­tem, no Con­gres­so Na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.