PA­RA RELEMBRAR A IN­FÂN­CIA

EX­PO­SI­ÇÃO ‘BRIN­QUE­DOS DO BRA­SIL: INVENÇÕES DE MUI­TAS MÃOS’ CO­ME­ÇA HO­JE

Metro Brazil (Espirito Santo) - - Primeira Página -

As brin­ca­dei­ras de in­fân­cia não pre­ci­sam fi­car ape­nas na me­mó­ria. Quem tem sau­da­de des­sa épo­ca po­de­rá vi­si­tar a ex­po­si­ção “Brin­que­dos do Bra­sil: invenções de mui­tas mãos”, que co­me­ça ho­je no Es­pa­ço Ex­po­si­ti­vo Car­lo Cre­paz do Cen­tro Cul­tu­ral Sesc Gló­ria e vai até o dia 16 de de­zem­bro.

Peões, fan­to­ches e bo­ne­cas de pa­no es­tão en­tre os brin­que­dos ar­te­sa­nais pro­du­zi­dos por ar­te­sãos de to­do o país pa­ra a mos­tra. A in­ten­ção é cri­ar uma sen­sa­ção de nos­tal­gia àque­les que re­me­mo­ram sua in­fân­cia e cau­sar apro­xi­ma­ção com as cri­an­ças de ho­je, pa­ra uma ex­pe­ri­ên­cia de apren­di­za­do e exer­cí­cio da ima­gi­na­ção.

“A me­di­da que a cri­an­ça tem con­ta­to com es­ses ma­te­ri­ais, ela vai agu­çan­do sua sen­si­bi­li­da­de. Que­re­mos que elas te­nham mais aces­so a es­ses brin­que­dos, pa­ra cri­ar um co­ti­di­a­no en­tre as brin­ca­dei­ras do pas­sa­do e os brin­que­dos mo­der­nos, prin­ci­pal­men­te que en­vol­vem tec­no­lo­gia”, con­ta Anna Pau­la Gasparri, ana­lis­ta do Sesc Na­ci­o­nal, no Rio de Ja­nei­ro.

A ex­po­si­ção co­me­çou no ano pas­sa­do e, es­te ano, se tor­nou iti­ne­ran­te, pas­san­do por qua­tro es­ta­dos: Rio, Ala­go­as, Ma­ra­nhão e Es­pí­ri­to San­to. De­pois de pas­sar por aqui, a exi­bi­ção ain­da es­ta­rá ro­dan­do por mais seis lo­ca­li­da­des, em 2019.

“Na ver­da­de, o ob­je­ti­vo ini­ci­al da mos­tra era aju­dar os edu­ca­do­res. O ei­xo da edu­ca­ção in­fan­til é a brin­ca­dei­ra, en­tão re­sol­ve­mos acres­cen­tar es­ses brin­que­dos às au­las mi­nis­tra­das no Sesc, tor­nan­do-os par­te do co­ti­di­a­no em nos­sas es­co­las e de­pois, veio a ex­po­si­ção”, fi­na­li­za Anna.

“Que­re­mos que elas (as cri­an­ças) te­nham mais aces­so a es­ses brin­que­dos, que fez par­te da in­fân­cia de mui­tos pais, pa­ra cri­ar um co­ti­di­a­no en­tre as brin­ca­dei­ras do pas­sa­do e os brin­que­dos mo­der­nos”

ANNA PAU­LA GASPARRI, ANA­LIS­TA DO SESC NA­CI­O­NAL

Ati­vi­da­des

Si­mul­tâ­neo ao even­to acon­te­ce, ho­je, a pa­les­tra “Dar brin­que­dos às cri­an­ças ou in­cen­ti­vá-las a criá-los?”, das 10h às 12h, mi­nis­tra­da por Adri­a­na Klisys, que tam­bém é curadora da mos­tra.

Das 14h às 18h, se­rá lan­ça­do o li­vro “Brin­que­dos do Bra­sil: Invenções a mui­tas mãos”, que tem o mes­mo no­me da ex­po­si­ção, que mos­tra as pos­si­bi­li­da­des e fun­ções edu­ca­ti­vas de ca­da objeto. Du­ran­te o even­to, se­rão dis­tri­buí­dos 80 exem­pla­res.

As ins­cri­ções pa­ra a ofi­ci­na po­de­rão ser fei­tas no link bit.ly/brin­que­do­sesc­glo­ria, se­rão ape­nas 25 va­gas e a ofi­ci­na te­rá dia úni­co.

| FOTOS CHI­CO GU­E­DES

Fan­to­ches fei­tos de re­ta­lhos es­tão en­tre os brin­que­dos que fa­zem par­te da ex­po­si­ção aber­ta em Vi­tó­ria

FO­TO: DIVULGAÇÃO

Ho­mem vo­a­dor de ma­dei­ra

Per­so­na­gens fa­zem res­ga­te à cul­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.