Chu­vas pro­vo­cam aler­ta em 80 áre­as

Há ris­co de des­li­za­men­tos e inun­da­ções nos lo­cais ma­pe­a­dos em Vi­tó­ria, Ser­ra, Ca­ri­a­ci­ca e Vi­la Ve­lha

Metro Brazil (Espirito Santo) - - Primeira Página -

Du­ran­te o pe­río­do de chu­vas que atin­ge a Gran­de Vi­tó­ria até o fi­nal des­te ano, 80 pon­tos dos mu­ni­cí­pi­os es­tão em aler­ta pa­ra pos­sí­veis des­li­za­men­tos e inun­da­ções. Eles fi­cam em bair­ros de Vi­tó­ria, Vi­la Ve­lha, Ca­ri­a­ci­ca e Ser­ra e fo­ram ma­pe­a­dos pe­las equi­pes mu­ni­ci­pais da De­fe­sa Ci­vil co­mo áre­as de ris­co e que já têm re­gis­tra­do ocor­rên­ci­as nes­ta se­ma­na.

Os lo­cais es­tão con­cen­tra­dos em mor­ros e no en­tor­no de en­cos­tas. Na ca­pi­tal, 25 áre­as de ris­co têm si­do mo­ni­to­ra­das di­a­ri­a­men­te. Em uma de­las, no Ja­bu­ru, três ca­sas fo­ram in­ter­di­ta­das após o de­sa­ba­men­to de um mu­ro, em de­cor­rên­cia da chu­va for­te da úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra. Cin­co pes­so­as fi­ca­ram de­sa­lo­ja­das. A que­da de uma ár­vo­re no cam­pus de Goi­a­bei­ras da Ufes (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Es­pí­ri­to San­to) cau­sou a in­ter­rup­ção no abas­te­ci­men­to de ener­gia e a sus­pen­são das au­las à tar­de e à noi­te.

Na Ser­ra, são 11 re­giões de ris­co em seis bair­ros, en­tre eles, Jar­dim Ca­ra­pi­na e No­va Almeida. Já em Ca­ri­a­ci­ca, o ma­pe­a­men­to da De­fe­sa Ci­vil apon­ta 27 áre­as de ris­co, sen­do 18 em en­cos­tas e no­ve em ala­ga­men­tos.

Em Vi­la Ve­lha, até o iní­cio da noi­te de on­tem, o mu­ni­cí­pio re­gis­trou o de­sa­ba­men­to de uma la­je no se­gun­do an­dar de uma ca­sa no bair­ro Pri­mei­ro de Maio. Três fa­mí­li­as fo­ram no­ti­fi­ca­das pa­ra dei­xa­rem as re­si­dên­ci­as no bair­ro Pe­dra dos Bú­zi­os, de­vi­do ao ris­co de des­li­za­men­to de ter­ra. O mu­ni­cí­pio mo­ni­to­ra 17 áre­as de ris­co e vai li­ci­tar, até o fim do ano, uma em­pre­sa pa­ra am­pli­ar o ma­pe­a­men­to e cri­ar

o Pla­no Mu­ni­ci­pal de Re­du­ção de Ris­cos. “Es­sa em­pre­sa vai fa­zer um le­van­ta­men­to ge­o­téc­ni­co de to­das as ro­chas, pe­dras, mor­ros de Vi­la Ve­lha, fa­ci­li­tan­do na ho­ra de de­fi­nir as nos­sas ações de pre­ven­ção”, dis­se o co­or­de­na­dor mu­ni­ci­pal da De­fe­sa Ci­vil, Au­gus­to Ban­dei­ra.

No­ti­fi­ca­ções

E pa­ra os pró­xi­mos di­as, o tem­po chu­vo­so de­ve per­ma­ne­cer no Es­pí­ri­to San­to. “Até o fi­nal da se­ma­na, a chu­va se­rá cons­tan­te em to­do o es­ta­do, fi­can­do mais for­te na quin­ta-fei­ra, de­vi­do à uma fren­te fria que che­ga da Bahia”, dis­se o me­te­o­ro­lo­gis­ta do In­met (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­te­o­ro­lo­gia), Al­me­ri­no Ma­ri­nho. Ama­nhã, os ven­tos po­dem che­gar a 60km/h e as on­das a até 3,5 metros de al­tu­ra no li­to­ral ca­pi­xa­ba, se­gun­do a Ma­ri­nha.

| FOTOS: CHI­CO GU­E­DES

Em Vi­tó­ria, que­da de ár­vo­re dei­xou a Ufes sem ener­gia

Ca­sa foi in­ter­di­ta­da em Ja­bu­ru, na ca­pi­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.