Trump es­no­ba Bill em fu­ne­ral de Bush

Re­pu­bli­ca­no tam­bém não aper­ta mão do ex-pre­si­den­te Jimmy Car­ter

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

On­tem pe­la ma­nhã, pou­co an­tes de dei­xar a Ca­sa Bran­ca pa­ra ir ao fu­ne­ral do ex-pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no Ge­or­ge H. W. Bush (1989-1993), o pre­si­den­te Do­nald Trump tui­tou: “Es­tou na ex­pec­ta­ti­va pa­ra me en­con­trar com a fa­mí­lia Bush. Is­to não é um fu­ne­ral, é um dia de ce­le­bra­ção por um gran­de ho­mem que vi­veu uma vi­da lon­ga e dis­tin­ta. Ele fa­rá fal­ta!”.

Ao che­gar à Ca­te­dral Na­ci­o­nal de Washing­ton, on­de o cor­po de Bush era ve­la­do, Trump ocu­pou seu lu­gar, tro­cou um aper­to de mãos com seu an­te­ces­sor, Ba­rack Oba­ma (2009-2017), e ig­no­rou os ex-pre­si­den­tes Bill Clin­ton (1993-2001) e Jimmy Car­ter (1977-1981), que di­vi­di­am com ele o pri­mei­ro ban­co, ao la­do das ex-pri­mei­ras-da­mas.

Lá tam­bém es­ta­vam dig­ni­tá­ri­os do ex­te­ri­or, co­mo a pre­miê ale­mã An­ge­la Mer­kel e o prín­ci­pe Char­les, pa­ra lem­brar a vi­da de um he­rói da Se­gun­da Gu­er­ra Mun­di­al, um ve­te­ra­no da Gu­er­ra Fria e um ex-diretor da CIA que aca­bou re­pre­sen­tan­do uma era de ci­vi­li­da­de na po­lí­ti­ca dos EUA. Bush, o 41º pre­si­den­te dos EUA, mor­reu na se­ma­na pas­sa­da aos 94 anos.

Ele foi lem­bra­do co­mo uma fi­gu­ra aris­to­crá­ti­ca que re­pre­sen­tou uma era de ci­vi­li­da­de de­sa­pa­re­ci­da da po­lí­ti­ca nor­te-ame­ri­ca­na. Não foi re­e­lei­to em par­te por não con­se­guir se co­nec­tar com os ci­da­dãos co­muns du­ran­te uma re­ces­são econô­mi­ca, mas sua re­pu­ta­ção de mo­de­ra­ção e edu­ca­ção bri­lhou mais nos úl­ti­mos anos, com a po­la­ri­za­ção e a agres­si­vi­da­de sur­gi­das no país des­de a as­cen­são de Trump.

Ge­or­ge W. Bush (20012009) dis­se que seu pai va­lo­ri­za­va o ca­rá­ter em vez do “pe­di­gree”: “Ele pro­cu­ra­va o bem em ca­da pes­soa, e ge­ral­men­te o en­con­tra­va”. De Washing­ton o cor­po do ex-pre­si­den­te vol­tou pa­ra o Te­xas, on­de se­rá se­pul­ta­do ho­je em Col­le­ge Sta­ti­on, a 160 quilô­me­tros de Hous­ton.

| REUTERS

Cai­xão de Ge­or­ge H. W. Bush é le­va­do com hon­ra­ri­as em Washing­ton

| REUTERS

Bush fi­lho co­mo­ve-se ao fa­lar do pai: ‘Ca­rá­ter em vez de pe­di­gree’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.