MÚ­SI­CAS GA­NHAM OU­TROS OLHA­RES

NO­VA GE­RA­ÇÃO DE CAN­TO­RES INTERPRETAM SU­CES­SOS DE ADRIANA CALCANHOTTO EM ‘NA­DA FI­COU NO LU­GAR’

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA - BRUNO BUCIS ME­TRO BRA­SÍ­LIA

Pres­tes a com­ple­tar 30 anos de car­rei­ra, no ano que vem, Adriana Calcanhotto se­gue a ten­dên­cia de sem­pre re­vo­lu­ci­o­nar a pró­pria car­rei­ra. Ela, que já foi Par­tim­pim e já foi de “Ma­ré” (2008) à “Lou­cu­ra” ( 2016), em­bar­cou em uma no­va fa­se de sua tra­je­tó­ria: “A Mu­lher do Pau Bra­sil”.

Em uma tur­nê lan­ça­da no fim do ano pas­sa­do, ela faz uma es­pé­cie de ma­ni­fes­to mu­si­cal com al­tas do­ses de crí­ti­ca so­ci­al, co­mo se vê em uma das can­ções iné­di­tas do pro­je­to, “Cu do Mun­do”, de Ca­e­ta­no Ve­lo­so.

Em pa­ra­le­lo a is­so, um pro­je­to re­ve­ren­cia seus tra­ba­lhos an­te­ri­o­res. A co­le­tâ­nea “Na­da Fi­cou no Lu­gar” reú­ne jo­vens can­to­res da no­va ge­ra­ção da MPB, co­mo Mah­mun­di, Ru­bel e Johnny Ho­o­ker, pa­ra can­tar al­guns de seus su­ces­sos.

“Na­da fi­cou no lu­gar” es­tá di­vi­di­do em três par­tes. A pri­mei­ra, lan­ça­da no fim de 2018, con­sis­te em três EPs, ca­da um com ape­nas du­as can­ções – re­me­ten­do aos for­ma­tos la­do A e la­do B dos LPs.

Es­sa pri­mei­ra le­va in­clui do­bra­di­nhas de Mah­mun­di (“Ca­ri­o­cas”) e Ru­bel (“Por Que Vo­cê Faz Ci­ne­ma?”); Johnny Ho­o­ker (“Men­ti­ras”) e OQu­a­dro (“Ne­gros”); e Priscilla Tos­san (“Vam­bo­ra”) e Ava Ro­cha (“Âm­bar”).

Ca­da um dos ar­tis­tas em­pres­ta um pou­co de seu es­ti­lo às can­ções de Calcanhotto. “Men­ti­ras”, por exem­plo, ga­nha um tom ain­da mais en­tris­te­ci­do na voz de Ho­o­ker. Já Mah­mun­di res­sal­ta o tom prai­a­no de “Ca­ri­o­cas”.

Es­se ta­len­to pa­ra es­co­lher a can­ção cor­re­ta pa­ra o mú­si­co cor­re­to se de­ve em gran­de par­te à cu­ra­do­ria do pro­je­to, en­ca­be­ça­da por An­drea Fran­co e pe­lo DJ Zé Pe­dro.

“Eu não ve­jo mui­ta gra­ça de al­guém pe­gar uma can­ção mi­nha e gra­var do mes­mo jei­to que fiz. As­sim co­mo eu me apro­prio das can­ções de ou­tros com­po­si­to­res, gos­to de ver co­mo ou­tros ar­tis­tas se apro­pri­am de mim”, dis­se a can­to­ra em um ví­deo de divulgação dos EPs.

A se­gun­da par­te sai ain­da es­te mês e te­rá Ba­co Exu do Blu­es (“Se­nhas”), Ali­ce Caym­mi (“Me­ta­de”), Àt­to­ox­xá (“To­da Sex­ta-fei­ra”), Mãe­a­na (“O Amor Me Es­co­lheu”) e Illy (“Pe­los Ares”) e La­ris­sa Luz (“Vai sa­ber”).

A úl­ti­ma le­va vem em fe­ve­rei­ro, an­tes do Car­na­val, com ver­sões de Pre­ta Gil (“Po­de Se Re­mo­er”), Du­da Be­at (“Seu Pen­sa­men­to”), Ja­loo (“Es­qua­dros”), Le­trux (“Já Re­parô?”), Arthur No­guei­ra (“Can­ta­da”) e Tais Alvarenga (“In­ver­no”).

| CADU/NAHA ES­TÚ­DIO/DIVULGAÇÃO

Can­to­ra se­gue tur­nê ‘A Mu­lher do Pau Bra­sil’ em 2019

“NA­DA FI­COU NO LU­GAR” VÁ­RI­OS AR­TIS­TAS SONY MUSIC DIS­PO­NÍ­VEL EM STRE­A­MING

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.