Ma­cedô­nia mu­da de no­me e abre cri­se no go­ver­no da Gré­cia

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

O mi­nis­tro da De­fe­sa da Gré­cia, Pa­nos Kam­me­nos, re­nun­ci­ou on­tem ao car­go em pro­tes­to con­tra o acor­do en­tre gre­gos e ma­cedô­ni­os pa­ra a mu­dan­ça no no­me do país vi­zi­nho pa­ra Re­pú­bli­ca da Ma­cedô­nia do Nor­te, com ca­pi­tal em Skop­je.

Com a saí­da do mi­nis­tro, abriu-se uma cri­se po­lí­ti­ca que le­vou o pri­mei­ro-mi­nis­tro gre­go, Ale­xis Tsi­pras, a pe­dir a vo­ta­ção o quan­to an­tes de uma mo­ção de con­fi­an­ça ao go­ver­no.

O par­la­men­to gre­go tem 300 de­pu­ta­dos. Com a de­ban­da­da dos Gre­gos In­de­pen­den­tes, par­ti­do go­ver­nis­ta de Kam­me­nos, o nú­me­ro de ca­dei­ras do go­ver­no cai de 152 pa­ra 145. O par­la­men­to da Ma­cedô­nia apro­vou na

úl­ti­ma sex­ta- -fei­ra uma re­for­ma cons­ti­tu­ci­o­nal pa­ra a mu­dan­ça do no­me do país, mas a tro­ca ain­da de­pen­de da con­fir­ma­ção pe­lo par­la­men­to gre­go. A dis­pu­ta en­tre os dois paí­ses ar­ras­ta-se há qua­se 30 anos por cau­sa de uma pro­vín­cia no nor­te da Gré­cia tam­bém cha­ma­da Ma­cedô­nia.

| COS­TAS BALTAS / REU­TERS

Pa­nos Ka­men­nos anun­cia sua re­nún­cia em Ate­nas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.