Mu­seu Na­ci­o­nal re­vi­ve em 360O

Metro Brazil (Espirito Santo) - - CULTURA -

Os cor­re­do­res e sa­las des­truí­dos pe­lo fo­go no Mu­seu Na­ci­o­nal, no Rio de Ja­nei­ro, sur­gem in­tac­tos – as­sim co­mo 164 pe­ças que es­ta­vam ex­pos­tas ao pú­bli­co até o in­cên­dio, em 2 de se­tem­bro de 2018. Lan­ça­do pe­lo pro­je­to Go­o­gle Arts & Cul­tu­re, a pla­ta­for­ma ain­da apre­sen­ta ima­gens di­gi­ta­li­za­das em 360 graus cap­ta­das em 2017, por meio do Mu­seum Vi­ew. Dis­po­ní­vel no si­te art­sand­cul­tu­re.go­o­gle.com e apli­ca­ti­vo (iOS e An­droid), o pro­je­to tem acer­vos di­gi­ta­li­za­dos de 1,8 mil ins­ti­tui­ções, sen­do 60 do Bra­sil.

“Te­mos um re­la­ci­o­na­men­to com o mu­seu des­de 2016 e a gen­te es­ta­va co­le­tan­do as ima­gens, tan­to pa­ra dis­po­ni­bi­li­zar es­sa vi­si­ta vir­tu­al quan­to pa­ra ter fo­tos em al­tís­si­ma de­fi­ni­ção de ob­je­tos”, con­ta New­ton Ne­to, di­re­tor de par­ce­ri­as Go­o­gle Amé­ri­ca La­ti­na. “É tam­bém pa­ra mos­trar pa­ra as pes­so­as co­mo era es­se Mu­seu Na­ci­o­nal”, com­ple­ta Cláudia Cas­tro, ar­queó­lo­ga co­or­de­na­do­ra do gru­po de res­ga­te.

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção já re­pas­sou mais R$ 5 mi­lhões pa­ra o pla­no exe­cu­ti­vo de re­cu­pe­ra­ção do mu­seu. A se­gun­da eta­pa vai unir es­for­ços de pro­fis­si­o­nais da Unesco, da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio e do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res. Ou­tro apoio veio da Co­or­de­na­ção de Aper­fei­ço­a­men­to de Pes­so­al de Ní­vel Su­pe­ri­or, que anun­ci­ou o re­pas­se de R$ 2,5 mi­lhões pa­ra a pes­qui­sa da ins­ti­tui­ção.

1Lu­zia. O fós­sil mais an­ti­go

O tour le­va à sa­la da evo­lu­ção hu­ma­na, por meio do fós­sil de Lu­zia. Frag­men­tos do crâ­nio fo­ram acha­dos por pes­qui­sa­do­res nas ruí­nas do mu­seu após o in­cên­dio.

2Ben­de­gó. Me­te­o­ri­to

Mai­or me­te­o­ri­to bra­si­lei­ro, com 5.260 kg, o Ben­de­gó foi acha­do em 1784, no ser­tão da Bahia. Ele fi­ca­va na en­tra­da do mu­seu e re­sis­tiu às cha­mas.

3Vê­nus. Es­ta­tu­e­ta da deusa

Na sa­la de co­le­ções de re­lí­qui­as, uma das atra­ções era a es­tá­tua Tor­so Nu. A re­pre­sen­ta­ção da deusa Vê­nus – do amor, da be­le­za e da fer­ti­li­da­de – foi en­con­tra­da em es­ca­va­ções re­a­li­za­das em 1853, na Itá­lia.

4Mú­mi­as. Egíp­ci­as

O Mu­seu Na­ci­o­nal abri­ga­va a mai­or co­le­ção da his­tó­ria egíp­cia da Amé­ri­ca La­ti­na. Atra­vés do tour vir­tu­al, é pos­sí­vel co­nhe­cer as mú­mi­as que an­tes fi­ca­vam ex­pos­tas. Uma das que des­per­ta­vam cu­ri­o­si­da­de era a mú­mia Khe­ri­ma, com cer­ca de 2 mil anos. Re­za a len­da de que ela pro­vo­ca­va “tran­se” em quem se apro­xi­mas­se de­la.

5Ti­ta­nos­sau­ro. Ré­pli­ca

Na sa­la dos di­nos­sau­ros do mu­seu, ha­via a ré­pli­ca do es­que­le­to do Ti­ta­nos­sau­ro. Os os­sos ori­gi­nais fo­ram des­co­ber­tos no mu­ni­cí­pio do Pra­ta, em Mi­nas Ge­rais.

6Po­vos. In­dí­ge­nas

Más­ca­ras in­dí­ge­nas dos Awe­tí, Wau­rá e Mehi­ná­ku são al­guns dos itens an­tes ex­pos­tos na ala de­di­ca­da a es­ses po­vos, que vi­vi­am no Al­to Xin­gu.

Mu­seu Na­ci­o­nal foi in­cluí­do no pro­je­to Go­o­gle Arts & Cul­tu­re, que dis­po­ni­bi­li­za um pas­seio vir­tu­al por den­tro da ins­ti­tui­ção atra­vés de ima­gens di­gi­ta­li­za­das an­tes do in­cên­dio em 2 de se­tem­bro de 2018. Pla­ta­for­ma reú­ne oi­to mos­tras vir­tu­ais, com ima­gens de 164 re­lí­qui­as do acer­vo

ME­TRO RIO DE JA­NEI­RO

FO­TOS: RE­PRO­DU­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.