RU­MO À MA­NO­BRA DE OU­RO

No ca­mi­nho pa­ra a pri­mei­ra par­ti­ci­pa­ção olím­pi­ca, o es­por­te se ade­qua aos mol­des da com­pe­ti­ção e ga­nha fô­le­go re­no­va­do

Metro Brazil (Espirito Santo) - - ESPORTE -

“O ska­te já de­via es­tar lá [nos Jo­gos Olím­pi­cos] há mui­tos anos, por­que mui­tas pes­so­as pra­ti­cam o es­por­te no mun­do.”

NYJAH HUS­TON, SKA­TIS­TA

No pri­mei­ro ci­clo olím­pi­co da his­tó­ria do ska­te, que faz sua es­treia na edi­ção de 2020, em Tó­quio, atle­tas do es­por­te en­xer­gam um mo­men­to de re­no­va­ção. Até pou­cas dé­ca­das, a mo­da­li­da­de era con­si­de­ra­da uma sim­ples brin­ca­dei­ra, mas is­so fi­cou pa­ra trás. “Es­ta­mos pas­san­do pe­la me­lhor fa­se das nos­sas car­rei­ras”, ava­lia o bra­si­lei­ro Kel­vin Ho­e­fler.

Sur­gi­do nos anos 1970 co­mo uma for­ma de con­tra­cul­tu­ra urbana, o ska­te, ago­ra, se ade­qua às nor­mas do prin­ci­pal even­to es­por­ti­vo do pla­ne­ta, co­mo a re­gu­la­men­ta­ção de um sis­te­ma an­ti­do­ping e a for­ma­ta­ção de com­pe­ti­ções clas­si­fi­ca­tó­ri­as.

No cen­tro dos ho­lo­fo­tes, o es­por­te tem re­ce­bi­do ain­da in­ves­ti­men­tos ro­bus­tos em re­giões que ameaçam a he­ge­mo­nia do ei­xo Es­ta­dos Uni­dos–Bra­sil, co­mo no pró­prio Ja­pão. “A ga­le­ra que es­tá che­gan­do só pa- ra a Olimpíada é le­gal, mas não re­pre­sen­ta a es­sên­cia do ska­te”, la­men­ta Ho­e­fler.

Ape­sar dis­so, o no­vo mo­men­to é en­ca­ra­do co­mo uma opor­tu­ni­da­de sin­gu­lar de de­sen­vol­vi­men­to. Prin­ci­pal es­tre­la do ska­te mun­di­al, o nor­te-ame­ri­ca­no Nyjah Hus­ton de­fen­de a in­clu­são na Olimpíada. “Só vai aju­dar mais cri­an­ças a te­rem chan­ces de vi­ra­rem pro­fis­si­o­nais, o que é in­crí­vel”, afir­ma.

Pa­ra Leticia Bufoni, mai­or es­tre­la do ska­te fe­mi­ni­no bra­si­lei­ro, o pres­tí­gio au­men­tou: “Ago­ra, so­mos mui­to mais res­pei­ta­dos, te­mos mais apoio e se­re­mos vis­tos co­mo um es­por­te de ver­da­de”.

Du­as mo­da­li­da­des

O ska­te foi es­co­lhi­do pa­ra es­tre­ar nos Jo­gos do Ja­pão jun­to com ou­tros qua­tro es­por­tes: bei­se­bol (e sua ver­são fe­mi­ni­na, soft­ball), sur­fe, ka­ra­tê e es­ca­la­da. A in­clu­são, no en­tan­to, só va­le pa­ra a pró­xi­ma edi­ção.

Se­rão du­as mo­da­li­da­des: stre­et e park, ca­da uma sub­di­vi­da em mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no. Ao to­do, 12 bra­si­lei­ros par­ti­ci­pa­rão do tor­neio em so­lo ja­po­nês.

Na se­ma­na pas­sa­da, a CBSk ( Con­fe­de­ra­ção Brasileira de Ska­te) di­vul­gou a pri­mei­ra se­le­ção na­ci­o­nal do es­por­te, com 16 atle­tas que re­ce­be­rão apoio téc­ni­co, fi­nan­cei­ro e lo­gís­ti­co. Eles fo­ram es­co­lhi­dos por meio de um co­mi­tê téc­ni­co es­ta­be­le­ci­do pe­la en­ti­da­de. A lis­ta in­clui no­mes co­mo Ho­e­fler, Bufoni e Felipe Gus­ta­vo.

THI­A­GO RI­BEI­RO/AGIF/FO­LHA­PRESS

Kel­vin Ho­e­fler em ma­no­bra na Are­na Ca­ri­o­ca 1: ska­tis­tas en­xer­gam no­vo mo­men­to no es­por­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.