Mi­ne­ra­do­ra é al­vo de ação co­le­ti­va nos EUA

Pro­ces­so em No­va York acu­sa mi­ne­ra­do­ra, seu pre­si­den­te e o di­re­tor fi­nan­cei­ro de omis­são de in­for­ma­ções dos in­ves­ti­do­res so­bre ope­ra­ções

Metro Brazil (Espirito Santo) - - ECONOMIA -

Um es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia en­trou com ação con­tra a Va­le e exe­cu­ti­vos da com­pa­nhia nos Es­ta­dos Uni­dos por per­das fi­nan­cei­ras após o rom­pi­men­to de uma bar­ra­gem da em­pre­sa em Bru­ma­di­nho (MG) na se­ma­na pas­sa­da.

A ação foi ajui­za­da no dis­tri­to de Bro­o­klyn, No­va York, na noi­te de se­gun­da-fei­ra, mes­mo dia em que as ações da mi­ne­ra­do­ra de­sa­ba­ram 24,5% na Bol­sa bra­si­lei­ra, o que re­pre­sen­tou uma per­da de mais de R$ 70 bi­lhões em va­lor de mer­ca­do.

Em pe­ti­ção em no­me de Bryan Rau­ch, o es­cri­tó­rio The Ro­sen Law Firm pe­diu que o pro­ces­so se­ja de­cla­ra­do uma “class ac­ti­on” e que a fir­ma de ad­vo­ca­cia pos­sa li­de­rar a ação em no­me de ou­tros in­ves­ti­do­res que se sen­ti­rem le­sa­dos.

A ação pre­ten­de re­pre­sen­tar pes­so­as ou ins­ti­tui­ções que com­pra­ram va­lo­res mo­bi­liá­ri­os da Va­le en­tre 13 de abril de 2018 e 28 de ja­nei­ro des­te ano.

São al­vos do pro­ces­so tan­to a Va­le qu­an­to o pre­si­den­te-exe­cu­ti­vo da com­pa­nhia, Fa­bio Sch­varst­man, e o di­re­tor fi­nan­cei­ro, Lu­ci­a­no Si­a­ni.

“Co­mo re­sul­ta­do de atos ilí­ci­tos e omis­sões dos réus, e da que­da abrup­ta no va­lor de mer­ca­do das ações or­di­ná­ri­as da com­pa­nhia, o au­tor e ou­tros mem­bros da clas­se so­fre­ram per­das e da­nos sig­ni­fi­ca­ti­vos”, ale­ga­ram os ad­vo­ga­dos.

A ação tem co­mo ba­se de­cla­ra­ções da Va­le à re­gu­la­do­ra nor­te-ame­ri­ca­na, a SEC, apre­sen­ta­dos em 2017 e 2018, nos quais a em­pre­sa afir­mou que mo­ni­to­ra e ins­pe­ci­o­na su­as bar­ra­gens. Tam­bém fo­ram le­va­das em con­ta em de­cla­ra­ções da Va­le após o rom­pi­men­to da bar­ra­gem em Ma­ri­a­na (MG) em 2015, quan­do a mi­ne­ra­do­ra dis­se que to­ma­ria me­di­das pa­ra que um de­sas­tre co­mo aque­le nun­ca mais acon­te­ces­se.

Ou­tro es­cri­tó­rio de No­va York, o Brons­tein, Gewirtz & Gros­s­man, tam­bém pre­ten­de abrir uma ação co­le­ti­va pa­ra in­ves­ti­gar se a Va­le e seus di­re­to­res vi­o­la­ram leis fe­de­rais de va­lo­res mo­bi­liá­ri­os.

| WASHING­TON AL­VES/REU­TERS

En­tra­da prin­ci­pal da Va­le em No­va Li­ma (MG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.