Guar­da-vi­das de Vi­la Ve­lha en­tram em gre­ve; 27 pe­di­ram de­mis­são

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

bru­ta men­sal de­ve ser de até três sa­lá­ri­os mí­ni­mos por pes­soa.

Além dis­so, os es­tu­dan­tes de­vem ter cur­sa­do o en­si­no mé­dio com­ple­to em es­co­la da re­de pública ou da re­de par­ti­cu­lar, na con­di­ção de bol­sis­ta in­te­gral da pró­pria es­co­la.

Al­te­ra­ções

Va­le res­sal­tar que, du­ran­te o pe­río­do de ins­cri­ções, o can­di­da­to po­de­rá mu­dar de ideia quan­to às su­as es­co­lhas ini­ci­ais de cur­so. Ao fi­nal, se­rá con­si­de­ra­da co­mo vá­li­da a úl­ti­ma ins­cri­ção con­fir­ma­da.

Por meio do ProU­ni, o go­ver­no fe­de­ral con­ce­de bol­sas de es­tu­do in­te­grais e par­ci­ais pa­ra alu­nos que que­rem cur­sar uma gra­du­a­ção. Os guar­da-vi­das de Vi­la Ve­lha en­tra­ram em gre­ve e re­du­zi­ram o aten­di­men­to nas prai­as da ci­da­de. O gru­po rei­vin­di­ca me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho, au­men­to sa­la­ri­al, tí­que­te-ali­men­ta­ção e re­cla­ma da pre­ca­ri­e­da­de pas­sa­da pe­los agen­tes nas prai­as.

De acor­do com o por­ta-voz do mo­vi­men­to gre­vis­ta, Fag­ner de Oli­vei­ra, a si­tu­a­ção che­gou a um pon­to in­sus­ten­tá­vel. “Nós can­sa­mos de só for­ma­li­zar as re­cla­ma­ções e re­sol­ve­mos pa­rar. An­tes do ve­rão fi­ze­mos nos­sas de­man­das. Por exem­plo, nos­sos pos­tos es­tão sem­pre su­jos com fe­zes, dro­gas e res­to de ali­men­tos de mo­ra­do­res de rua e nem a lim­pe­za há”, dis­se à Rá­dio BandNews FM ES.

Se­gun­do Fag­ner, os guar­da-vi­das tam­bém não con­tam com uma ba­se com ba­nhei­ro e fal­tam equi­pa- men­tos bá­si­cos de tra­ba­lho. De­vi­do à si­tu­a­ção pre­cá­ria, al­guns gu­ar­das re­sol­ve­ram pe­dir res­ci­são dos con­tra­tos. “Te­mos 105 gu­ar­das e, pe­lo me­nos, 80 apoi­am o mo­vi­men­to e tam­bém po­dem pe­dir res­ci­são dos con­tra­tos”, afir­mou.

O por­ta-voz ga­ran­tiu que es­tá sen­do man­ti­do o quan­ti­ta­ti­vo de 30% de gu­ar­das nas prai­as du­ran­te a gre­ve. No en­tan­to, al­guns pon­tos mo­vi­men­ta­dos, co­mo a Cur­va da Se­reia, na Praia da Cos­ta, es­tão sem sal­va-vi­das.

Em no­ta, a pre­fei­tu­ra de Vi­la Ve­lha in­for­mou que con­vo­cou a ca­te­go­ria pa­ra uma reu­nião e já re­ce­beu 27 pe­di­dos de res­ci­são. Eles se­rão subs­ti­tuí­dos por pro­fis­si­o­nais de um ca­das­tro de re­ser­va. Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, 50 no­vos agen­tes fo­ram con­vo­ca­dos.

| CHI­CO GU­E­DES / ME­TRO ES

Ba­se de guar­da-vi­das em praia de Vi­la Ve­lha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.