‘Trump quer me ma­tar’, diz Maduro

Em no­vo dia de pro­tes­tos con­tra o go­ver­no con­vo­ca­dos por Ju­an Gu­ai­dó, opo­si­ção exi­ge saí­da do pre­si­den­te e pe­de a mi­li­ta­res ‘que se co­lo­quem ao la­do do po­vo’

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

Em uma en­tre­vis­ta on­tem à agên­cia de no­tí­ci­as rus­sa RIA No­vos­ti, o pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás Maduro, dis­se que o pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, or­de­nou à vi­zi­nha Colôm­bia que o ma­te. Bo­go­tá e Washing­ton ne­gam. A es­pe­cu­la­ção so­bre uma ação mi­li­tar con­tra o di­ta­dor ve­ne­zu­e­la­no, po­rém, foi ati­ça­da nes­ta se­ma­na quan­do John Bol­ton, con­se­lhei­ro de segurança de Trump, foi vis­to com um blo­co de ano­ta­ções on­de es­ta­va es­cri­to “5 mil mi­li­ta­res pa­ra a Colôm­bia”.

A Rús­sia, que, as­sim co­mo a Chi­na, em­pres­tou e in­ves­tiu bi­lhões de dó­la­res na Ve­ne­zu­e­la, país-mem­bro da Opep (Or­ga­ni­za­ção dos Paí­ses Ex­por­ta­do­res de Pe­tró­leo), pe­diu pa­ra o lí­der opo­si­tor Ju­an Gu­ai­dó, au­to­pro­cla­ma­do pre­si­den­te, de­sis­tir de sua exi­gên­cia de uma elei­ção pre­si­den­ci­al an­te­ci­pa­da e, em vez dis­so, acei­tar uma me­di­a­ção. Maduro dis­se es­tar pron­to pa­ra con­ver­sar com a opo­si­ção, mas re­jei­tou en­fa­ti­ca­men­te a con­vo­ca­ção de no­va elei­ção pre­si­den­ci­al, ao que ele cha­mou de “chan­ta­gem”.

On­tem ve­ne­zu­e­la­nos vol­ta­ram às ru­as pa­ra pro­tes­tar con­tra Maduro e pe­dir apoio dos mi­li­ta­res a Gu­ai­dó. An­tes da mo­bi­li­za­ção, o lí­der opo­si­tor dis­se ter re­ce­bi­do um te­le­fo­ne­ma de Trump pe­lo qu­al ex­pres­sou “com­ple­to apoio a mim”.

| REU­TERS

Maduro com mi­li­ta­res e Gu­ai­dó com ma­ni­fes­tan­tes (des­ta­que)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.