Vi­tó­ria. Exposição mos­tra co­ti­di­a­no de mu­lhe­res trans

Metro Brazil (Espirito Santo) - - CULTURA -

O dia a dia de três mu­lhe­res trans­se­xu­ais de Vi­tó­ria, que se apro­xi­ma­ram por por meio de su­as his­tó­ri­as de vi­da, é re­tra­ta­do na exposição “Trans­po­tên­ci­as”, com cu­ra­do­ria de Lu­a­ra Mon­tei­ro, aber­ta até o dia 28 de fe­ve­rei­ro no Pa­lá­cio Sô­nia Ca­bral, em Vi­tó­ria.

A mos­tra co­me­mo­ra o mês da “Vi­si­bi­li­da­de Trans”. A ideia da mos­tra sur­giu a par­tir de uma con­ver­sa en­tre a fo­tó­gra­fa Ai­dê Ma­lan­qui­ni e Pa­blo Ron­con, pes­qui­sa­dor na área de gê­ne­ro e se­xu­a­li­da­de “O Pa­blo pes­qui­sa­va mui­to so­bre es­se te­ma e sem­pre quis cri­ar uma for­ma de le­var pa­ra a so­ci­e­da­de tu­do o que ele acha­va nes­sas pes­qui­sas. Eu, que sou ar­tis­ta e sem­pre tra­ba­lhei mui­to com o uni­ver­so fe­mi­ni­no, que­ria vol­tar a fo­to­gra­far. En­tão jun­ta­mos nos­sas par­tes, von­ta­des e cons­truí­mos o pro­je­to”, con­ta Ai­dê, fo­tó­gra­fa da exi­bi­ção.

Pa­ra ela, a exposição é um pas­so im­por­tan­te pa­ra que o te­ma se­ja co­lo­ca­do na pau­ta de dis­cus­sões da po­pu­la­ção. “Me iden­ti­fi­co com es­sa ban­dei­ra, por que a mu­lher é ví­ti­ma da violência e quan­to mais fa­la­mos des­sas ques­tões de ma­chis­mo e trans­fo­bia, mais per­to es­ta­mos de che­gar a um mun­do mais se­gu­ro”, fi­na­li­za Ma­lan­qui­ni.

| DIVULGAÇÃO

Mos­tra acon­te­ce no Pa­lá­cio So­nia Ca­bral, em Vi­tó­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.