Cin­co crianças con­ti­nu­am in­ter­na­das por in­fec­ção Nú­me­ros de ca­sos OS CA­SOS

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

Cin­co alu­nos de uma cre­che na Praia da Cos­ta, em Vi­la Ve­lha, on­de foi re­gis­tra­do um sur­to in­fec­ci­o­so, con­ti­nu­am in­ter­na­dos após ocor­rên­cia de di­ar­reia gra­ve. Na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra, uma das pri­mei­ras crianças a apre­sen­tar os sin­to­mas – um me­ni­no de 2 anos – mor­reu após um qua­dro de di­ar­reia que evo­luiu pa­ra in­su­fi­ci­ên­cia re­nal, ede­ma ce­re­bral e co­ma. Até o mo­men­to, 14 pes­so­as já ma­ni­fes­ta­ram o sin­to­ma: 10 crianças en­tre 1 e 5 anos; e qua­tro adul­tos (dois pro­fes­so­res e dois fun­ci­o­ná­ri­os da es­co­la). A do­en­ça e as cau­sas da con­ta­mi­na­ção, no en­tan­to, con­ti­nu­am des­co­nhe­ci­das.

Além da cre­che, a in­ves­ti­ga­ção pa­ra iden­ti­fi­car o que te­ria cau­sa­do o sur­to in­fec­ci­o­so acon­te­ce tam­bém em um qui­os­que na praia de Ita­pa­ri­ca.

Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, aná­li­ses do La­cen ( La­bo­ra­tó­rio Cen­tral da Se­sa – Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de) iden­ti­fi­ca­ram 200 colô­ni­as de co­li­for­mes fe­cais pa­ra ca­da 100 mi­li­li­tros de água co­le­ta­dos em um cha­fa­riz da cre­che. O lo­cal fun­ci­o­na­va co­mo área de re­cre­a­ção pa­ra as crianças.

Tam­bém foi cons­ta­ta­do que o brin­que­do não uti­li­za­va água cor­ren­te. Nes­te ca­so, a água vi­nha de um re­ser­va­tó­rio e era re­a­pro­vei­ta­da pe­lo pró­prio brin­que­do.

Du­ran­te as vi­si­tas da Se­cre­ta­ria de Saú­de de Vi­la Ve­lha foi cons­ta­ta­do tam­bém que uma cer­ve­ja­ria ar­te­sa­nal fun­ci­o­na­va no fun­do da área da cre­che. O lo­cal era se­pa­ra­do da es­co­la por uma por­ta com gra­des e uma pla­ca de aço. Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, o pro­pri­e­tá­rio foi no­ti­fi­ca­do a re­ti­rar es­ses equi­pa­men­tos da es­co­la.

Re­sul­ta­dos das amos­tras co­le­ta­das na tor­nei­ra da cer­ve­ja­ria iden­ti­fi­cou a bac­té­ria Es­che­ri­chia co­li, mais co­nhe­ci­da co­mo E. Co­li, que po­de cau­sar in­fe­ções in­tes­ti­nais.

A cre­che não fun­ci­o­na­va des­de quar­ta-fei­ra, dia 27, por ori­en­ta­ção da pre­fei­tu­ra. Mas, por con­ta das úl­ti­mas des­co­ber­tas, a Ad­mi­nis­tra­ção in­ter­di­tou a es­co­la na sex­ta-fei­ra.

Pais apoi­am cre­che

Nas re­des so­ci­ais, es­tão sen­do com­par­ti­lha­dos ví­de­os de pais e mães de alu­nos da cre­che em apoio à es­co­la. To­dos ma­ni­fes­tam so­li­da­ri­e­da­de à mãe da cri­an­ça que mor­reu na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra. Pe­dem, no en­tan­to, que não se­jam fei­tos pre­jul­ga­men­tos en­quan­to o ca­so não for ple­na­men­te apu­ra­do. Di­zem con­fi­ar na cre­che e se so­li­da­ri­zam com os pro­pri­e­tá­ri­os. Ca­so 1: Um me­ni­no de dois anos te­ve o iní­cio dos sin­to­mas no dia 15/03 e foi hos­pi­ta­li­za­do em um hos­pi­tal de Vi­la Ve­lha. Na quin­ta-fei­ra re­ce­beu al­ta.

Ca­so 2: Me­ni­no de dois anos que te­ve o iní­cio dos sin­to­mas no dia 18/03. Foi in­ter­na­do em um hos­pi­tal de Vi­la Ve­lha no dia 19/03, com pi­o­ra pro­gres­si­va. Te­ve mor­te ce­re­bral de­cre­ta­da na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra (27).

Ca­so 3: Me­ni­no de três anos que te­ve iní­cio dos sin­to­mas no dia 18/03 e apre­sen­tou pi­o­ra no dia 23, quan­do foi in­ter­na­do em um hos­pi­tal de Vi­tó­ria, na UTI. Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, ele foi trans­fe­ri­do pa­ra um quar­to em es­ta­do es­tá­vel.

Ca­so 4: Me­ni­no apre­sen­tou di­ar­reia no dia 18/03 e al­gu­mas ve­zes du­ran­te a se­ma­na. Te­ve me­lho­ra com­ple­ta e re­sul­ta­do de ro­ta­ví­rus ne­ga­ti­vo e co­pro­cul­tu­ra em an­da­men­to. Ca­so 5: Me­ni­na, tam­bém com dois anos. Seu qua­dro co­me­çou com di­ar­reia no dia 22/03, sen­do oi­to epi­só­di­os em um dia. Após ter pi­o­ra no qua­dro, na quar­ta-fei­ra, dia 27, foi in­ter­na­da na UTI de um hos­pi­tal par­ti­cu­lar na Ser­ra. Ro­ta­ví­rus ne­ga­ti­vo e co­pro­cul­tu­ra em an­da­men­to.

Ca­so 6: Me­ni­na de cin­co anos que co­me­çou a ter di­ar­reia e do­res ab­do­mi­nais no dia 25, com me­lho­ra pro­gres­si­va. Aguar­da em ca­sa o re­sul­ta­do de exa­mes.

Ca­so 7: Cri­an­ça de dois anos te­ve di­ar­reia com febre no dia 12/03 (atri­buí­da ao uso de an­ti­bió­ti­co pa­ra tra­ta­men­to de sin­to­mas res­pi­ra­tó­ri­os).

Ca­so 8: Cri­an­ça de cin­co anos co­me­çou a ter di­ar­reia em 21/03, com me­lho­ra no mes­mo dia.

Ca­so 9: Cri­an­ça de um ano apre­sen­tou sin­to­mas no dia 16/03, com me­lho­ra em 18/03. Se­gun­do a mãe, te­ve epi­só­di­os de di­ar­reia no­va­men­te nos dias 21 e 22/03, após uso de an­ti­bió­ti­co. Na quar­ta-fei­ra, ele foi in­ter­na­do em hos­pi­tal de Vi­tó­ria com pro­ble­mas res­pi­ra­tó­ri­os.

Ca­so 10: Pro­fes­so­ra de 37 anos, te­ve di­ar­reia no dia 23/03, com me­lho­ra.

Ca­so 11: As­sis­ten­te de 27, co­me­çou com di­ar­reia no dia 18/03, per­sis­tin­do até o dia se­guin­te.

Ca­so 12: Cri­an­ça de dois anos co­me­çou com di­ar­reia no dia 27/03, sen­do hospitaliz­ada por pre­cau­ção em um hos­pi­tal de Vi­la Ve­lha.

Ca­so 13: Pro­fes­so­ra com in­for­ma­ção de afas­ta­men­to por con­ta de do­en­ça, sus­pei­ta de di­ar­reia. Ca­so 14: Au­xi­li­ar de ser­vi­ços ge­rais da cre­che, 41 anos, te­ve qua­dro de di­ar­reia, as­so­ci­a­da a ce­fa­leia, dor no cor­po, febre e dor ab­do­mi­nal. Di­ag­nos­ti­ca­da com gas­tro­en­te­ri­te.

A quin­ta in­ter­na­ção, re­fe­ren­te a uma das crianças em um hos­pi­tal de Vi­la Ve­lha, ain­da não foi de­ta­lha­da pe­la pre­fei­tu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.