Já de­cla­rou o IR? Fal­ta só um mês

Pra­zo ter­mi­na às 23h59 do dia 30 de abril, uma ter­ça­fei­ra. Até ago­ra, ape­nas um em ca­da qua­tro con­tri­buin­tes en­tre­gou

Metro Brazil (Espirito Santo) - - ECONOMIA - Leia mais no me­tro­jor­nal.com.br

O con­tri­buin­te que ain­da não pre­pa­rou e en­tre­gou a de­cla­ra­ção do im­pos­to de ren­da des­te ano tem um mês pa­ra cui­dar dis­so. Até ago­ra, pas­sa­do me­ta­de do pra­zo, cer­ca de 7 mi­lhões de de­cla­ra­ções fo­ram en­tre­gues – ape­nas 23,5% do to­tal de 30,5 mi­lhões es­pe­ra­dos pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral.

A de­cla­ra­ção po­de ser fei­ta de três for­mas: pe­lo com­pu­ta­dor, por ce­lu­lar/ ta­blet ou por meio do e-CAC (Cen­tro Vir­tu­al de Aten­di­men­to).

Pe­lo com­pu­ta­dor se­rá uti­li­za­do o Pro­gra­ma Ge­ra­dor da De­cla­ra­ção – PGD IRPF2019, dis­po­ní­vel no si­te da Re­cei­ta Fe­de­ral. Pe­los dis­po­si­ti­vos mó­veis, co­mo ce­lu­lar e ta­blet, por meio do apli­ca­ti­vo Meu Im­pos­to de Ren­da. E pe­lo e-CAC no si­te da Re­cei­ta, com o uso de cer­ti­fi­ca­do di­gi­tal, que po­de ser fei­to pe­lo con­tri­buin­te ou por seu re­pre­sen­tan­te com pro­cu­ra­ção. A mul­ta por atra­so é de no mí­ni­mo R$ 165,74 e no má­xi­mo 20% do im­pos­to de­vi­do.

Em 2018, 628 mil con­tri­buin­tes caí­ram na ma­lha fina. As prin­ci­pais ra­zões pe­las quais as de­cla­ra­ções fi­ca­ram re­ti­das fo­ram omis­são de ren­di­men­tos do ti­tu­lar ou de seus de­pen­den­tes (379.547 ca­sos) e di­ver­gên­ci­as en­tre o im­pos­to re­ti­do na fon­te de­cla­ra­do pe­lo con­tri­buin­te e o in­for­ma­do pe­las em­pre­sas (183.274).

No­vi­da­des

Uma das mu­dan­ças nes­te ano é que se tor­na obri­ga­tó­rio in­for­mar o CPF de to­dos os de­pen­den­tes. No ano pas­sa­do, o CPF pas­sou a ser ne­ces­sá­rio pa­ra de­pen­den­tes a par­tir de 8 anos. E os con­tri­buin­tes ain­da não se­rão obri­ga­dos a in­for­mar de­ta­lhes so­bre imó­veis e veí­cu­los, co­mo nú­me­ro de ma­trí­cu­la, IPTU e Re­na­vam. Fi­cou pa­ra 2020.

R$ 166 é o va­lor mí­ni­mo da mul­ta pa­ra quem en­tre­gar a de­cla­ra­ção do IRPF2019 após o ven­ci­men­to do pra­zo, da­qui a 30 dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.