MPF pe­de que Te­mer re­tor­ne pa­ra a pri­são

Re­cur­so ao TRF2 tam­bém so­li­ci­ta a res­tau­ra­ção das pri­sões de Mo­rei­ra Fran­co e mais 6 de­nun­ci­a­dos na ope­ra­ção Des­con­ta­mi­na­ção

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL -

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) re­cor­reu on­tem ao TFR2 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 2ª Re­gião) con­tra a li­mi­nar que sol­tou o ex-pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, o ex-mi­nis­tro Mo­rei­ra Fran­co e mais seis de­nun­ci­a­dos na Ope­ra­ção Des­con­ta­mi­na­ção, des­do­bra­men­to da La­va Ja­to que in­ves­ti­ga des­vi­os de re­cur­sos das obras da Usi­na Nu­cle­ar de An­gra 3.

Pa­ra os pro­cu­ra­do­res, a re­vo­ga­ção das pri­sões pre­ven­ti­vas “afe­tam a in­ves­ti­ga­ção de cri­mes, a ins­tru­ção do pro­ces­so, a apli­ca­ção da lei e a re­cu­pe­ra­ção de va­lo­res des­vi­a­dos”. Te­mer e os de­mais fo­ram sol­tos qua­tro di­as após as pri­sões por de­ci­são li­mi­nar do de­sem­bar­ga­dor Ivan Athié, re­la­tor do ca­so, no úl­ti­mo dia 25.

Se o re­cur­so não for acei­to em de­ci­são in­di­vi­du­al do re­la­tor, ele se­rá jul­ga­do na 1a Tur­ma Es­pe­ci­a­li­za­da do TRF2, com­pos­ta por Athié e mais dois de­sem­bar­ga­do­res. Ca­so eles não aca­tem o pe­di­do pa­ra o res­ta­be­le­ci­men­to das pri­sões, os pro­cu­ra­do­res plei­tei­am que Te­mer e Mo­rei­ra Fran­co fi­quem em pri­são do­mi­ci­li­ar, com mo­ni­to­ra­men­to ele­trô­ni­co, re­co­lhi­men­to de pas­sa­por­tes, e proi­bi­ção de con­ta­to com os acu­sa­dos.

O MPF ques­ti­o­na os mo­ti­vos da re­vo­ga­ção mo­no­crá­ti­ca das pri­sões e res­sal­ta que as du­as de­nún­ci­as apre­sen­ta­das na se­ma­na pas­sa­da “de­mons­tram que os de­nun­ci­a­dos atu­a­ram de for­ma sis­te­má­ti­ca e com al­to te­or de so­fis­ti­ca­ção pa­ra ob­ter van­ta­gens in­de­vi­das em be­ne­fí­cio pró­prio, em de­tri­men­to dos co­fres pú­bli­cos, uti­li­zan­do-se de com­ple­xos es­que­mas de la­va­gem de di­nhei­ro”. Os pro­cu­ra­do­res ain­da des­ta­ca­ram a ten­ta­ti­va dos en­vol­vi­dos de des­truir pro­vas e ras­tros, e do mo­ni­to­ra­men­to dos po­li­ci­ais res­pon­sá­veis pe­la in­ves­ti­ga­ção.

A de­fe­sa de Te­mer dis­se es­pe­rar que o TRF2 tor­ne de­fi­ni­ti­va a li­mi­nar que con­ce­deu a sol­tu­ra. A de Mo­rei­ra Fran­co afir­mou que vê o re­cur­so com na­tu­ra­li­da­de, ape­sar de não con­cor­dar.

| RI­CAR­DO MO­RA­ES/REUTERS

Te­mer dei­xa a sa­la da PF, no úl­ti­mo dia 25, após 4 di­as pre­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.