MO­DO DE USAR

Sai­ba o li­mi­te de ve­lo­ci­da­de e on­de an­dar de pa­ti­ne­tes, sco­o­ters e bi­ci­cle­tas elé­tri­cas

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Os re­cém-che­ga­dos pa­ti­ne­tes elé­tri­cos têm di­vi­di­do o cal­ça­dão, a ci­clo­fai­xa e as ci­clo­vi­as tam­bém com as bi­ci­cle­tas com­par­ti­lha­das e as sco­o­ters. Mas a fal­ta de re­gras de uso des­ses mei­os de mo­bi­li­da­de ain­da ge­ra mui­tas dú­vi­das so­bre a for­ma cor­re­ta de uti­li­zá-los com se­gu­ran­ça.

No ca­so dos pa­ti­ne­tes por alu­guel - dis­po­ni­bi­li­za­dos por du­as em­pre­sas na ca­pi­tal; das sco­o­ters - que po­dem su­pe­rar os 50km/h -; e das bi­ci­cle­tas elé­tri­cas, o uso dos equi­pa­men­tos de­ve obe­de­cer as re­gras es­ta­be­le­ci­das pe­lo Con­tran (Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to). O có­di­go es­ta­be­le­ce a cir­cu­la­ção de­les nas cal­ça­das e nas ci­clo­vi­as e ci­clo­fai­xas, es­ta­be­le­cen­do ain­da um li­mi­te de ve­lo­ci­da­de pa­ra se­gu­ran­ça.

Nas cal­ça­das, os veí­cu­los não po­dem pas­sar dos 6km/h, e nas ci­clo­vi­as, o li­mi­te é 20km/h (leia mais so­bre as re­gras ao la­do). Já a uti­li­za­ção des­ses equi­pa­men­tos em ru­as e ave­ni­das es­tá proi­bi­da, se­gun­do ór­gão.

O ser­vi­dor pú­bli­co Fe­li­pe Manso, que mo­ra em Vi­tó­ria, com­prou um pa­ti­ne­te do ti­po sco­o­ter pa­ra ir de ca­sa ao tra­ba­lho e diz que pe­las re­gras se­rem pou­co di­vul­ga­das, entende que de­ve an­dar nas ci­clo­vi­as, e de­va­gar. “Che­ga a ser pe­ri­go­so an­dar em vi­as pú­bli­cas, pois o equi­pa­men­to não emi­te ba­ru­lho, di­fe­ren­te­men­te de uma mo­to. As­sim, po­de ser atin­gi­do fa­cil­men­te por ou­tro veí­cu­lo”, con­ta.

A re­so­lu­ção nº 465 do Con­tran, de 2013, não es­ta­be­le­ce ida­de mí­ni­ma pa­ra con­du­zir os equi­pa­men­tos, mas em­pre­sas de alu­guel de pa­ti­ne­tes pe­dem que o usuá­rio te­nha mais de 16 anos.

Já o De­na­tran (De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to) in­for­mou que veí­cu­los elé­tri­cos de pe­que­no por­te, co­mo pa­ti­ne­tes, ska­tes, ho­ver­bo­ards e si­mi­la­res não são de­fi­ni­dos pe­lo Có­di­go Bra­si­lei­ro de Trân­si­to co­mo veí­cu­los, não sen­do ne­ces­sá­ri­as ha­bi­li­ta­ções pa­ra sua con­du­ção.

| CHI­CO GU­E­DES

Pre­fei­tu­ra de Vi­tó­ria de­ve di­vul­gar até ama­nhã as re­gras pa­ra uso dos equi­pa­men­tos elé­tri­cos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.