Vi­tó­ria de­fi­ne regras pa­ra bi­ke e pa­ti­ne­te

So­men­te mai­o­res de 16 anos po­dem usar equi­pa­men­tos com­par­ti­lha­dos. Regras já es­tão va­len­do

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA - PRIS­CIL­LA THOMP­SON

Dois me­ses após o iní­cio do sis­te­ma de com­par­ti­lha­men­to de pa­ti­ne­tes elé­tri­cos e bi­ci­cle­tas sem es­ta­ções em Vi­tó­ria, a pre­fei­tu­ra de­fi­niu regras pa­ra uti­li­za­ção do ser­vi­ço. So­men­te mai­o­res de 16 anos po­dem usar os equi­pa­men­tos, e a ve­lo­ci­da­de máxima per­mi­ti­da pa­ra os pa­ti­ne­tes é de 6 km/h nas cal­ça­das e 20 km/h na ci­clo­vi­as e ci­clo­fai­xas. Pe­las regras, as bi­ci­cle­tas que ho­je fi­cam dis­po­ní­veis aos usuá­ri­os 24 ho­ras na ci­da­de tam­bém te­rão que ser re­co­lhi­das pa­ra se­rem re­ti­ra­das pe­los usuá­ri­os em pon­tos fi­xos pe­la ma­nhã.

“As em­pre­sas ex­plo­ra­do­ras de­ve­rão ini­ci­ar su­as ati­vi­da­des, di­a­ri­a­men­te, me­di­an­te a alo­ca­ção das bi­ci­cle­tas e dos pa­ti­ne­tes em es­pa­ço par­ti­cu­lar, sen­do ve­da­da a uti­li­za­ção gra­tui­ta de es­pa­ço pú­bli­co pa­ra tan­to”, diz o tex­to do de­cre­to.

O de­cre­to, pu­bli­ca­do on­tem, tam­bém aponta que os equi­pa­men­tos de­vem ser es­ta­ci­o­na­dos “sem pre­juí­zo da li­vre cir­cu­la­ção de pe­des­tres, sob pe­na de pu­ni­ção da em­pre­sa ex­plo­ra­do­ra”. Mas a pre­fei­tu­ra diz que to­das as mu­dan­ças es­tão sen­do di­a­lo­ga­das com as em­pre­sas e que o objetivo não é apli­car mul­tas nem às em­pre­sas nem aos usuá­ri­os.

As regras de uso já es­tão va­len­do. As em­pre­sas te­rão 60 di­as pa­ra se ade­qua­rem às mu­dan­ças, co­mo re­a­li­zar cam­pa­nhas edu­ca­ti­vas pa­ra os usuá­ri­os, ins­ta­lar pla­cas in­for­ma­ti­vas nos lo­cais de re­ti­ra­da dos equi­pa­men­tos so­bre os itens de se­gu­ran­ça re­co­men­da­dos e in­for­mar, na con­tra­ta­ção do ser­vi­ço, o va­lor e as co­ber­tu­ras de se­gu­ro ofe­re­ci­do.

A pre­fei­tu­ra diz que as equi­pes de trân­si­to se­rão ins­truí­das pa­ra ori­en­ta­rem os usuá­ri­os so­bre as no­vas regras e que tam­bém fa­rá ações edu­ca­ti­vas du­ran­te a cam­pa­nha Maio Ama­re­lo. “Va­mos fo­car sem­pre na edu­ca­ção pa­ra o trân­si­to. Mos­trar ao usuá­rio co­mo é fei­to o me­lhor uso e con­tar com to­dos”, diz o se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to da Ci­da­de, Már­cio Pas­sos.

Qu­an­to à uti­li­za­ção das sco­o­ters, a pre­fei­tu­ra diz que as regras pa­ra uso de­vem se­guir as de­ter­mi­na­ções do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Trân­si­to.

| CHI­CO GUEDES

Uso de pa­ti­ne­tes nas ci­clo­vi­as só po­de che­gar a 20km/h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.