Venezuela. Guaidó po­de ser pre­so a qual­quer mo­men­to

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

A ANC (As­sem­bleia Na­ci­o­nal Cons­ti­tuin­te) da Venezuela, fi­el ao pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro, aprovou na noi­te da última ter­ça-fei­ra a re­vo­ga­ção da imu­ni­da­de par­la­men­tar do pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Ju­an Guaidó, me­di­da que abre ca­mi­nho pa­ra uma even­tu­al pri­são.

A de­ci­são ha­via si­do pe­di­da pe­lo TSJ (Tribunal Supremo de Jus­ti­ça), tam­bém fi­el ao cha­vis­mo, que acusa o lí­der da opo­si­ção de vi­o­lar uma de­ter­mi­na­ção ju­di­ci­al que o im­pe­dia de sair do país – Guaidó cru­zou a fron­tei­ra com a Colôm­bia e fez um gi­ro pe­la Amé­ri­ca do Sul em fe­ve­rei­ro pas­sa­do.

O pre­si­den­te da ANC, Di­os­da­do Ca­bel­lo, dis­se que es­tá “au­to­ri­za­da for­mal­men­te” a continuaçã­o do pro­ces­so con­tra Guaidó, que se au­to­pro­cla­mou pre­si­den­te in­te­ri­no da Venezuela e tem sua le­gi­ti­mi­da­de re­co­nhe­ci­da por mais de 50 paí­ses, in­cluin­do Bra­sil e Es­ta­dos Uni­dos.

“Se que­rem avançar, que o fa­çam, mas as­su­mam as con­sequên­ci­as. Que­ro sa­ber quem, nas For­ças Ar­ma­das ou nos or­ga­nis­mos de se­gu­ran­ça, vai se pres­tar a se­ques­trar o pre­si­den­te”, dis­se Guaidó.

As es­co­las re­a­bri­ram as por­tas on­tem em to­da a Venezuela, após du­as se­ma­nas de re­ces­so cau­sa­do por dois apa­gões elé­tri­cos no país, cau­sa­dos, se­gun­do Ma­du­ro, pe­los Es­ta­dos Uni­dos, que de­se­jam der­ru­bá-lo do po­der e le­gi­ti­mar Guaidó co­mo pre­si­den­te.

| M.QUINTERO / REUTERS

Ju­di­ciá­rio cha­vis­ta pe­diu e Le­gis­la­tiv0 cha­vis­ta aten­deu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.