Re­du­ção po­de agra­var pro­ble­ma so­ci­al, aler­tam es­pe­ci­a­lis­tas

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

A pre­si­den­te da Co­mis­são de Di­rei­to Pre­vi­den­ciá­rio da OAB-ES (Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil), Va­lé­ria Gau­rink Di­as Fun­dão, cri­ti­ca a for­ma co­mo o pen­te-fi­no do INSS es­tá sen­do fei­to e aler­ta que os cor­tes de be­ne­fí­ci­os po­dem ge­rar um pro­ble­ma so­ci­al. “O in­te­res­se do go­ver­no é ge­rar eco­no­mia, mas es­que­ce do pre­juí­zo pa­ra as pes­so­as que de­pen­dem do re­cur­so”, diz.

Ela ex­pli­ca que mui­tos aca­bam per­den­do o be­ne­fí­cio por não te­rem tem­po há­bil de con­se­guir um lau­do mé­di­co re­cen­te. “O be­ne­fi­ciá­rio re­ce­be uma car­ta con­vo­can­do pa­ra a pe­rí­cia cer­ca de 10 di­as an­tes, mas a mai­o­ria de­pen­de do SUS pa­ra con­se­guir uma con­sul­ta mé­di­ca e um lau­do atu­a­li­za­do. Com is­so, aca­ba não con­se­guin­do com­pro­var o seu di­rei­to”, de­ta­lha.

Pa­ra a pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Di­rei­to Pre­vi­den­ciá­rio, Adri­a­ne Bra­man­te, o fo­co do pen­te-fi­no não é re­a­va­li­ar, mas cor­tar be­ne­fí­ci­os. “O se­gu­ra­do é cha­ma­do pa­ra cum­prir um pro­to­co­lo, e não pa­ra ser ava­li­a­do. Is­so tem au­men­ta­do as de­man­das na Jus­ti­ça”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.