Bol­so­na­ro ‘não per­de tem­po’ com pes­qui­sa

Da­ta­fo­lha apon­ta 30% de ava­li­a­ção ruim do go­ver­no nos três pri­mei­ros me­ses

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Pes­qui­sa Da­ta­fo­lha di­vul­ga­da on­tem so­bre o de­sem­pe­nho de Jair Bol­so­na­ro (PSL) na Pre­si­dên­cia in­di­ca que o po­lí­ti­co tem a pi­or ava­li­a­ção en­tre os pre­si­den­tes de pri­mei­ro man­da­to nos três pri­mei­ros me­ses de atu­a­ção des­de a re­de­mo­cra­ti­za­ção.

Pa­ra 30% dos en­tre­vis­ta­dos, seu go­ver­no é ruim ou pés­si­mo. Na mes­ma épo­ca de go­ver­no, Fer­nan­do Col­lor es­ta­va com es­sa ava­li­a­ção ne­ga­ti­va pa­ra 19% dos en­tre­vis­ta­dos; FHC por 16%; Lu­la, por 10%; e Dil­ma, por 7%. O Da­ta­fo­lha ou­viu 2.086 pes­so­as com mais de 16 anos em 130 mu­ni­cí­pi­os.

On­tem, ao sair do Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da, o pre­si­den­te foi qu­es­ti­o­na­do so­bre o le­van­ta­men­to e res­pon­deu: “Não vou per­der tem­po pa­ra co­men­tar pes­qui­sa do Da­ta­fo­lha, que dis­se que eu ia per­der pa­ra to­do mun­do no se­gun­do tur­no. Tem um item lá de que Lu­la e Dil­ma são mais in­te­li­gen­tes do que eu. Va­leu, Da­ta­fo­lha”.

O po­lí­ti­co se re­fe­ria ao da­do que mos­tra que 58% dos en­tre­vis­ta­dos o con­si­de­ram mui­to in­te­li­gen­te, en­quan­to, no le­van­ta­men­to re­a­li­za­do em 2003, 69% dos en­tre­vis­ta­dos con­si­de­ra­vam Lu­la mui­to in­te­li­gen­te e 85% ti­nham es­sa vi­são so­bre Dil­ma.

Em re­des so­ci­ais, o go­ver­nan­te pu­bli­cou os grá­fi­cos des­se item e es­cre­veu “Kkkkkkkk”.

Pa­ra o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Fer­nan­do Schü­ler, o sal­do ne­ga­ti­vo é “pre­vi­sí­vel e na­tu­ral”. Se­gun­do ele, o re­sul­ta­do era es­pe­ra­do por­que Bol­so­na­ro dei­xou a con­di­ção de can­di­da­to an­tis­sis­te­ma e in­cor­po­rou to­dos os des­gas­tes do car­go.

Schü­ler res­sal­ta que, en­tre os que con­si­de­ram a ges­tão ruim ou pés­si­ma, a mai­o­ria é da par­ce­la mais atin­gi­da pe­lo de­sem­pre­go.

O es­pe­ci­a­lis­ta con­si­de­ra equi­vo­ca­da a com­pa­ra­ção en­tre os ín­di­ces de Bol­so­na­ro e de ou­tros pre­si­den­tes da his­tó­ria re­cen­te por­que o con­tex­to po­lí­ti­co não é o mes­mo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.