É pos­sí­vel com­par­ti­lhar a ge­ra­ção

Metro Brazil (Espirito Santo) - - { FOCO} -

Uma al­ter­na­ti­va pa­ra quem não tem es­pa­ço físico pa­ra ins­ta­lar pla­cas so­la­res e quer con­tar com os be­ne­fí­ci­os da energia lim­pa é a ge­ra­ção com­par­ti­lha­da. Nes­se sis­te­ma, é pos­sí­vel uti­li­zar a energia ge­ra­da em um ou­tro es­pa­ço físico, por meio de con­sór­cio ou co­o­pe­ra­ti­va.

Em Li­nha­res, um gru­po de em­pre­sá­ri­os cri­ou uma usi­na so­lar ca­paz de aten­der, no mo­men­to, a 90 uni­da­des. O Sun In­vest, da ESSo­lar, ocu­pa área de 50 mil me­tros qua­dra­dos. O di­re­tor exe­cu­ti­vo da em­pre­sa, Car­los Sena, ex­pli­ca que ca­da con­su­mi­dor po­de ad­qui­rir uma co­ta ou alu­gar um fra­ção pa­ra com­pen­sar em re­si­dên­ci­as ou em­pre­sas. Ca­da co­ta pro­duz energia su­fi­ci­en­te pa­ra abas­te­cer cer­ca de três re­si­dên­ci­as. En­tre os usuá­ri­os do em­pre­en­di­men­to es­tão ca­sas em São Ma­teus, um res­tau­ran­te em Ca­ri­a­ci­ca e uma la­van­de­ria na Serra.

Tam­bém no Nor­te do es­ta­do, a Glo­bal PDS de­ve ins­ta­lar nes­te ano uma usi­na pa­ra com­par­ti­lha­men­to vol­ta­do pa­ra mé­di­os e gran­des con­su­mi­do­res, com ge­ra­ção su­fi­ci­en­te pa­ra abas­te­cer até 8 mil re­si­dên­ci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.