AS CRENÇAS E AS ESCOLHAS

Metro Brazil (Espirito Santo) - - { PUBLIMETRO} -

O te­ma do tex­to de ho­je não tem qual­quer pre­ten­são de ser iné­di­to. É co­mum fa­lar que re­li­gião, po­lí­ti­ca e fu­te­bol não se dis­cu­tem, ape­nas se res­pei­ta a de­ci­são in­di­vi­du­al. Ca­da um de nós tem uma cren­ça ou dou­tri­na, uma his­tó­ria que ex­pli­ca as ra­zões de nos­sas escolhas.

Pa­ra fa­lar so­bre a cor­re­la­ção su­ge­ri­da no tí­tu­lo do tex­to, que­ro cha­mar a sua aten­ção pa­ra du­as qu­es­tões: a pri­mei­ra re­fe­re-se ao seu con­jun­to de crenças. An­tes de as­su­mir co­mo imu­tá­veis, ex­pe­ri­men­te ou­tras pos­si­bi­li­da­des, ve­ri­fi­que o que im­pli­ca em per­da ou ga­nho.

Acre­di­tan­do ne­la, o que mu­dou na sua vi­da? Cer­ti­fi­que-se que es­sa cren­ça é re­al­men­te ne­ces­sá­ria pa­ra vo­cê. O mais im­por­tan­te é sa­ber que é pos­sí­vel mu­dar uma cren­ça a qual­quer mo­men­to. Ho­je, ela po­de ter re­le­vân­cia, mas ama­nhã não faz o me­nor sen­ti­do em sua vi­da.

O se­gun­do pon­to, e não me­nos im­por­tan­te, é a divulga­ção das su­as crenças. Co­mo vo­cê faz? Pa­ra quem as di­vul­ga? So­men­te pa­ra as pes­so­as da sua fa­mí­lia? Ou em to­dos os am­bi­en­tes que fre­quen­ta?

Apren­der a se­pa­rar o es­pa­ço e a for­ma de divulga­ção das su­as crenças fa­ci­li­ta mui­to a sua in­te­ra­ção com as pes­so­as. Vo­cê não pre­ci­sa con­ven­cer a to­dos a pos­suir as mes­mas crenças que vo­cê.

Ape­sar de to­das as for­mas de dis­cri­mi­na­ção se­rem proi­bi­das e tam­bém pou­co sau­dá­veis, do pon­to de vis­ta da co­e­xis­tên­cia da plu­ra­li­da­de de crenças, a di­ver­si­da­de exis­te e pre­ci­sa ser dis­cu­ti­da. Po­de pa­re­cer mais fá­cil vo­cê es­co­lher tra­ba­lhar em lo­cais on­de su­as crenças são acei­tas, as­sim fi­ca­rá mais con­for­tá­vel. No en­tan­to, vo­cê tam­bém po­de não evo­luir mui­to co­mo pes­soa.

Apren­der a con­vi­ver com a di­ver­si­da­de per­mi­te um pro­ces­so pro­fun­do de evo­lu­ção e ajus­ta os ca­nais in­ter­nos, pos­si­bi­li­tan­do o cres­ci­men­to e o de­sen­vol­vi­men­to da In­te­li­gên­cia Emocional.

VÂNIA GOU­LART VI­DA E CAR­REI­RA WWW.VANIAGOULA­RT.COM.BR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.