EDU­CA­ÇÃO PA­RA­LI­SA­DA

Ve­ja quais são os de­sa­fi­os do no­vo mi­nis­tro:

Metro Brazil (Espirito Santo) - - BRASIL -

Fun­deb

Em 2020 ter­mi­na o pra­zo cons­ti­tu­ci­o­nal pa­ra a exis­tên­cia do Fun­deb (Fun­do de Ma­nu­ten­ção e De­sen­vol­vi­men­to da edu­ca­ção bá­si­ca e de Va­lo­ri­za­ção dos Pro­fis­si­o­nais da Edu­ca­ção) que é a prin­ci­pal fon­te de re­cur­sos das re­des pú­bli­cas de en­si­no do Bra­sil. Ele per­mi­te que mu­ni­cí­pi­os mais po­bres, em mé­dia, do­brem a dis­po­ni­bi­li­da­de de re­cur­sos pa­ra in­ves­tir por alu­no ao ano. O fim po­de re­pre­sen­tar a vol­ta da de­si­gual­da­de na edu­ca­ção e uma de­sor­ga­ni­za­ção no sis­te­ma de en­si­no.

Ava­li­a­ção de al­fa­be­ti­za­ção

Após sus­pen­der e re­cu­ar so­bre o Sa­eb (Sis­te­ma de Ava­li­a­ção da Edu­ca­ção Bá­si­ca) ocor­rer so­men­te em 2021, o go­ver­no de­ci­diu apli­car a pro­va des­te ano ape­nas de for­ma amos­tral. As­sim, ape­nas um con­jun­to de es­co­las se­rá ava­li­a­do, ao in­vés de to­dos os alu­nos que es­tão nes­sa eta­pa, co­mo ocor­re tra­di­ci­o­nal­men­te. Os es­tu­dan­tes do 2º ano do en­si­no fun­da­men­tal fa­rão o tes­te, ao in­vés dos do 3º ano e em 2020, a no­va ava­li­a­ção de al­fa­be­ti­za­ção de­ve ser re­a­li­za­da de for­ma cen­si­tá­ria.

Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum

Des­de de­zem­bro de 2017, a BNCC (Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar) – que nor­teia a for­mu­la­ção dos cur­rí­cu­los das re­des de en­si­no de to­do o país – de­ve ser obri­ga­to­ri­a­men­te res­pei­ta­da por to­da a edu­ca­ção bá­si­ca (a ba­se pa­ra o en­si­no mé­dio só foi ho­mo­lo­ga­da em de­zem­bro de 2018). O pra­zo pa­ra que as es­co­las de en­si­no in­fan­til e fun­da­men­tal se ade­quem a BNCC ter­mi­na es­te ano. Já pa­ra o en­si­no mé­dio, a adap­ta­ção vai até de­zem­bro de 2020.

Cro­no­gra­ma do Enem

Com a fal­ta de um pre­si­den­te no Inep (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra), com a fa­lên­cia re­cen­te da grá­fi­ca res­pon­sá­vel por im­pri­mir as pro­vas do Enem (Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio) e com a re­vi­são po­lê­mi­ca de itens do Exa­me, o no­vo mi­nis­tro tem o de­sa­fio de man­ter no pra­zo o ca­len­dá­rio de apli­ca­ção.

Pre­si­dên­cia do Inep

Res­pon­sá­vel pe­los mai­o­res pro­ces­sos de ava­li­a­ções edu­ca­ci­o­nais do país co­mo o Enem e o Sa­eb, a ca­dei­ra da pre­si­dên­cia Inep es­tá va­zia, des­de o fi­nal de mar­ço, com a saí­da de Mar­cus Vi­ni­cius Ro­dri­gues.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.