Com­pa­nhi­as aé­re­as au­men­tam ri­gor com a ba­ga­gem de mão

Ma­las aci­ma do pa­drão de­ve­rão ser des­pa­cha­das. Pa­ra as em­pre­sas, me­di­da agi­li­za­rá o em­bar­que

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

As com­pa­nhi­as aé­re­as bra­si­lei­ras vão in­ten­si­fi­car, a par­tir de ho­je, a fis­ca­li­za­ção das di­men­sões da ba­ga­gem de mão le­va­da pe­los pas­sa­gei­ros em vo­os do­més­ti­cos. O pro­ce­di­men­to se­rá im­plan­ta­do, por eta­pas, em 15 ae­ro­por­tos.

Com o iní­cio da co­bran­ça por ma­la des­pa­cha­da, li­be­ra­da pe­la Anac ( Agên­cia Na­ci­o­nal de Avi­a­ção Ci­vil) em 2017, mui­tos pas­sa­gei­ros têm op­ta­do por vi­a­jar ape­nas com a ba­ga­gem de mão.

Se­gun­do a Abe­ar ( As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Em­pre­sas Aé­re­as), o ob­je­ti­vo da ação a par­tir de ho­je é “agi­li­zar o flu­xo dos cli­en­tes nas áre­as de em­bar­que, evi­tan­do atra­sos e tra­zen­do mai­or con­for­to pa­ra to­dos os pas­sa­gei­ros”.

Na fa­se de im­ple­men­ta­ção, os ae­ro­por­tos fo­ram di­vi­di­dos em três gru­pos com iní­cio do pro­ce­di­men­to en­tre 10 e 24 de abril. Por du­as se­ma­nas, ha­ve­rá uma ação de ca­rá­ter edu­ca­ti­vo, in­for­man­do os pas­sa­gei­ros so­bre as me­di­das das ba­ga­gens de mão. Após es­se pe­río­do, as ma­las fo­ra do pa­drão pre­ci­sa­rão ser des­pa­cha­das nos check- ins das com­pa­nhi­as, es­tan­do su­jei­tas a co­bran­ças de fran­quia.

As ba­ga­gem de mão po­dem ter 55 cm de al­tu­ra, 35 cm de lar­gu­ra e 25 cm de pro­fun­di­da­de. Se­gun­do a Abe­ar, as me­di­das se­guem pa­drões in­ter­na­ci­o­nais.

A fis­ca­li­za­ção se­rá fei­ta an­tes do aces­so à área res­tri­ta pa­ra em­bar­que. Uma em­pre­sa fa­rá uma tri­a­gem vi­su­al e di­re­ci­o­na­rá os pas­sa­gei­ros com ba­ga­gem fo­ra do pa­drão pa­ra ve­ri­fi­ca­ção das me­di­das.

Uma cai­xa se­rá usa­da co­mo ga­ba­ri­to. Ba­ga­gens que não cai­bam na cai­xa pre­ci­sa­rão ser des­pa­cha­das.

O cus­to pa­ra des­pa­char um vo­lu­me de 23 kg na La­tam, Gol, Azul e Avi­an­ca Bra­sil va­ria en­tre R$ 59 (com an­te­ce­dên­cia) e R$ 120 (no ae­ro­por­to).

Além da ba­ga­gem de mão, os pas­sa­gei­ros tam­bém po­dem le­var na ca­bi­ne mais um item pes­so­al, co­mo bol­sa, no­te­bo­ok e sa­co­las. O ta­ma­nho má­xi­mo é de 45 cm de lar­gu­ra, 20 cm de pro­fun­di­da­de e 35 cm de al­tu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.