Es­pa­nha. Es­quer­da po­de ob­ter mai­o­ria na elei­ção de 28 de abril, mos­tra pes­qui­sa

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO -

Os par­ti­dos de es­quer­da da Es­pa­nha po­dem con­se­guir uma mai­o­ria nas elei­ções de 28 de abril, em­bo­ra is­so não se­ja ga­ran­ti­do, e os de di­rei­ta pa­re­cem a ca­mi­nho de uma de­cep­ção em qual­quer si­tu­a­ção, se­gun­do uma pes­qui­sa de opi­nião pu­bli­ca­da on­tem.

A Es­pa­nha te­rá uma de su­as elei­ções par­la­men­ta­res mais acir­ra­das em dé­ca­das, e há se­ma­nas as son­da­gens in­di­cam que o re­sul­ta­do é im­pre­vi­sí­vel. O ór­gão es­ta­tal CIS (Cen­tro de Es­tu­dos So­ci­o­ló­gi­cos) pre­vê al­go en­tre 157 e 181 ca­dei­ras pa­ra os so­ci­a­lis­tas go­ver­nis­tas, o an­ti­aus­te­ri­da­de Po­de­mos e ali­a­dos me­no­res de es­quer­da. No me­lhor dos ca­sos, eles con­quis­ta­rão jun­tos a mai­o­ria dos 350 as­sen­tos par­la­men­ta­res.

Mas eles po­dem não con­se­guir go­ver­nar so­zi­nhos e ter que bus­car ali­a­dos en­tre si­glas re­gi­o­nais da Ca­ta­lu­nha ou do País Bas­co, uma ta­re­fa di­fí­cil que exi­gi­ria lon­gas ne­go­ci­a­ções. Avo­ta­ção po­de­rá ser um di­vi­sor de águas na his­tó­ria de­mo­crá­ti­ca es­pa­nho­la, já que par­ti­dos de ex­tre­ma-di­rei­ta pa­re­cem pres­tes a ob­ter as­sen­tos pe­la pri­mei­ra vez em qua­tro dé­ca­das.

| GORAN TOMASEVIC / REU­TERS

Elei­to­res quei­mam fo­tos do rei Fi­li­pe 4º em Bar­ce­lo­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.