‘Bi­bi’ con­se­gue vo­to e apoio pa­ra 5º man­da­to

Metro Brazil (Espirito Santo) - - MUNDO - Leia mais no metrojorna­l.com.br

O par­ti­do Azul e Bran­co, do can­di­da­to Benny Gantz, ad­mi­tiu on­tem a der­ro­ta nas elei­ções ge­rais de Is­ra­el pa­ra a co­li­ga­ção do Li­kud, do atu­al pri­mei­ro-mi­nis­tro, Ben­ja­min Ne­tanyahu, que vai pa­ra seu quin­to man­da­to. “Não ga­nha­mos des­ta vez. Fa­re­mos da vi­da do Li­kud um in­fer­no na opo­si­ção”, dis­se Yair La­pid, nú­me­ro dois do Azul e Bran­co.

Ne­tanyahu as­se­gu­rou um ca­mi­nho aber­to pa­ra per­ma­ne­cer no po­der após a vo­ta­ção na­ci­o­nal da úl­ti­ma ter­ça-fei­ra com o apoio dos par­ti­dos re­li­gi­o­sos de di­rei­ta, em­bo­ra tan­to o Li­kud quan­to o Azul e Bran­co te­nham con­quis­ta­do o mes­mo nú­me­ro de as­sen­tos – 35 ca­da um – no par­la­men­to de 120 mem­bros. So­man­do os par­ti­dos que o apoi­am, Ne­tanyahu con­se­guiu 65 as­sen­tos, mais do que os 61 ne­ces­sá­ri­os pa­ra for­mar o go­ver­no.

“Es­tou mui­to emo­ci­o­na­do. Es­sa é a ma­dru­ga­da de uma vi­tó­ria imen­sa. O po­vo de Is­ra­el me con­fir­mou sua con­fi­an­ça pe­la quin­ta vez”, dis­se Ne­tanyahu em um dis­cur­so pa­ra seus apoi­a­do­res em Tel Aviv, acom­pa­nha­do de sua es­po­sa, Sa­ra.

O pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, te­le­fo­nou on­tem pa­ra Ne­tanyahu pa­ra pa­ra­be­ni­za-lo por sua re­e­lei­ção. Em sua con­ta no Twit­ter, o re­pu­bli­ca­no afir­mou que os EUA apoi­am o po­lí­ti­co e to­do o po­vo is­ra­e­len­se. Fa­lan­do aos jor­na­lis­tas na Ca­sa Bran­ca, Trump res­sal­tou que a re­e­lei­ção do pre­miê me­lho­rou as chan­ces de paz en­tre Is­ra­el e os pa­les­ti­nos. “To­do mun­do diz que vo­cê não po­de ter paz no Ori­en­te Mé­dio, com Is­ra­el e os pa­les­ti­nos. “Acho que te­mos uma chan­ce”, dis­se.

Com a vi­tó­ria de Ne­tanyahu, es­pe­ra-se que Do­nald Trump apre­sen­te seu pla­no de paz pa­ra o Ori­en­te Mé­dio, em­bo­ra os pa­les­ti­nos não re­co­nhe­çam mais a Ca­sa Bran­ca co­mo me­di­a­do­ra do con­fli­to, em fun­ção do re­co­nhe­ci­men­to de Je­ru­sa­lém co­mo ca­pi­tal de Is­ra­el.

| R.Z. / REU­TERS

Ben­ja­min Ne­tanyahu co­me­mo­ra vi­tó­ria com sua mu­lher, Sa­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.