CA­MI­NHO PA­RA A CIDADANIA

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PUBLIMETRO -

Pro­gra­mas co­mo o Pe­di­bus, no ex­te­ri­or, e o Ca­ro­na a Pé, no Bra­sil, reú­nem pais e cri­an­ças pa­ra ca­mi­nhar jun­tos ru­mo à es­co­la

Em 1991, o aus­tra­li­a­no Da­vid Engwi­cht cri­ou o Pe­di­bus, pro­je­to que agre­ga fa­mí­li­as que mo­ram pró­xi­mas pa­ra le­var di­a­ri­a­men­te, e a pé, seus fi­lhos à es­co­la. O ob­je­ti­vo era aju­dar a re­du­zir os ní­veis de po­lui­ção, evi­tar aci­den­tes de trân­si­to e es­ti­mu­lar nas cri­an­ças a mo­bi­li­da­de autô­no­ma, sus­ten­tá­vel e ci­da­dã, com o co­nhe­ci­men­to de re­gras de se­gu­ran­ça.

Além des­ses be­ne­fí­ci­os, há mui­tas ou­tras van­ta­gens nes­se pro­gra­ma, ado­ta­do em vá­ri­os países: a par­ti­ci­pa­ção ati­va na vi­da da ci­da­de e o ga­nho de res­pon­sa­bi­li­da­de, o exer­cí­cio fí­si­co diá­rio, que evi­ta o se­den­ta­ris­mo e a obe­si­da­de, e a so­ci­a­li­za­ção na­tu­ral. As ca­mi­nha­das em com­pa­nhia de ou­tras cri­an­ças tam­bém são di­ver­ti­das e edu­ca­ti­vas. Os pe­que­nos se fa­mi­li­a­ri­zam com o bair­ro e de­sen­vol­vem a em­pa­tia pe­lo ou­tro, apren­den­do so­bre a im­por­tân­cia da co­le­ti­vi­da­de.

Já pa­ra os pais, há a apro­xi­ma­ção com a es­co­la, que é mui­to po­si­ti­va, o re­la­ci­o­na­men­to com ou­tras fa­mí­li­as, que va­lo­ri­za o sen­ti­do de co­mu­ni­da­de, e a eco­no­mia fi­nan­cei­ra e de tem­po.

Suí­ça, Itá­lia, Fran­ça, Bél­gi­ca, Por­tu­gal, Ho­lan­da, Ale­ma­nha, Rei­no Uni­do, Aus­trá­lia e Es­ta­dos Uni­dos são al­guns dos países que ado­tam o Pe­di­bus ou o cha­ma­do Wal­king Bus em su­as ci­da­des. Pa­ra im­plan­tar o pro­gra­ma, bas­ta que os pais se or­ga­ni­zem e se re­ve­zem pa­ra ca­mi­nhar di­a­ri­a­men­te com as cri­an­ças nos tra­je­tos es­co­la­res.

No Bra­sil, um pro­je­to si­mi­lar sur­giu em 2015, em São Pau­lo: tra­ta- se do Ca­ro­na a Pé, cri­a­do pe­la pro­fes­so­ra Ca­ro­li­na Pa­di­lha. Co­mo acon­te­ce lá fo­ra, no Ca­ro­na a Pé as cri­an­ças tam­bém usam fai­xas que as iden­ti­fi­cam e ca­mi­nham de mãos da­das, na com­pa­nhia de adul­tos da co­mu­ni­da­de es­co­lar. Ho­je o Ca­ro­na a Pé acon­te­ce em três es­co­las par­ti­cu­la­res em São Pau­lo e em oi­to es­co­las mu­ni­ci­pais de Be­lo Ho­ri­zon­te, sem­pre com o mo­ni­to­ra­men­to dos pais. “A pé a gen­te de­sen­vol­ve um ou­tro olhar pa­ra a ci­da­de. Quan­to mais a gen­te es­ti­ver cir­cu­lan­do no es­pa­ço pú­bli­co e olhan­do um pa­ra o ou­tro, mais vai au­men­tar a se­gu­ran­ça e o sen­so de per­ten­ci­men­to a uma so­ci­e­da­de”, diz Ca­ro­li­na, a ide­a­li­za­do­ra des­se pro­gra­ma ins­pi­ra­dor. Se sua ci­da­de ou es­co­la ti­ver in­te­res­se em im­plan­tar o Ca­ro­na a Pé, en­tre em con­ta­to com os or­ga­ni­za­do­res pe­lo email ca­ro­[email protected]­ro­na­a­pe.com.br

DANIEL HUNTER/WRI BRA­SIL

Pro­gra­ma Ca­ro­na a Pé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.