Assange é preso em Lon­dres após 7 anos

Equa­dor re­ti­ra asilo de ati­vis­ta e po­lí­cia bri­tâ­ni­ca en­tra em em­bai­xa­da

Metro Brazil (Espirito Santo) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O fun­da­dor do Wi­ki­Le­aks, Ju­li­an Assange, foi preso on­tem den­tro da Em­bai­xa­da do Equa­dor em Lon­dres, on­de es­ta­va asi­la­do ha­via sete anos. Sete agentes da Sco­tland Yard en­tra­ram na se­de di­plo­má­ti­ca pa­ra bus­car o aus­tra­li­a­no, que dei­xou o lo­cal se­gu­ran­do um li­vro do nor­te-ame­ri­ca­no Go­re Vi­dal (1925-2012). Ele foi le­va­do a uma de­le­ga­cia no cen­tro de Lon­dres e de­pois ao Tribunal de Ma­gis­tra­dos de West­mins­ter.

A pri­são de Assange ocor­reu após o go­ver­no equa­to­ri­a­no re­vo­gar a con­ces­são de asilo. O pre­si­den­te do Equa­dor, Le­nin Mo­re­no, in­for­mou que a me­di­da foi ado­ta­da por­que o aus­tra­li­a­no te­ria co­me­ti­do “vi­o­la­ções da con­ven­ção in­ter­na­ci­o­nal”.

Des­de 2012, Assange vi­via na Em­bai­xa­da do Equa­dor em Lon­dres pa­ra evi­tar uma pri­são e uma possível ex­tra­di­ção à Sué­cia, on­de foi in­ves­ti­ga­do por es­tu­pro. O fun­da­dor do Wi­ki­Le­aks sem­pre ne­gou es­sas acu­sa­ções e ale­ga que é ví­ti­ma de uma per­se­gui­ção por ter va­za­do do­cu­men­tos se­cre­tos da Ca­sa Bran­ca (tex­to abai­xo).

On­tem, no Tribunal de West­mins­ter, ele se de­cla­rou ino­cen­te de vi­o­la­ção da con­di­ci­o­nal, mas foi con­de­na­do pe­lo juiz de plan­tão. No­vas au­di­ên­ci­as fo­ram marcadas pa­ra 2 de maio e 12 de ju­nho, qu­an­do se­rá exa­mi­na­do o pe­di­do de ex­tra­di­ção fei­to pe­los EUA. Seu ad­vo­ga­do é o es­pa­nhol Bal­ta­sar Gar­zón, que há 20 anos pro­ces­sou o ex-di­ta­dor chi­le­no Au­gus­to Pi­no­chet por cri­mes con­tra a hu­ma­ni­da­de.

Pa­ra al­guns, Assange é um he­rói, por ter ex­pos­to o que apoi­a­do­res re­tra­tam co­mo ca­sos de abu­so de po­der de es­ta­dos mo­der­nos e por defender a li­ber­da­de de ex­pres­são. Pa­ra ou­tros, ele é um re­bel­de pe­ri­go­so, que mi­nou a segurança dos EUA.

HANNAH MCKAY/REUTERS

Ju­li­an Assange, fun­da­dor do Wi­ki­Le­aks, dei­xa a em­bai­xa­da do Equa­dor em Lon­dres

| HENRY NI­CHOLLS / REUTERS

Aus­tra­li­a­no é con­du­zi­do pe­la Sco­tland Yard

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.