Chu­va con­ti­nua... e Vi­tó­ria aler­ta pa­ra 39 áre­as de ris­co

Metro Brazil (Espirito Santo) - - FOCO -

Trin­ta e no­ve bair­ros em es­ta­do de aler­ta e dois de­sa­ba­men­tos de imó­veis em Vi­tó­ria, ru­as ala­ga­das em Vi­la Ve­lha e tre­cho da BR-101 in­ter­di­ta­do na Ser­ra fa­zem par­te do ba­lan­ço pós-chu­va, on­tem, na Gran­de Vi­tó­ria. A pre­vi­são é de mais tem­po­ral até o fi­nal da semana, se­gun­do o Cli­ma­tem­po. E o In­met (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­te­o­ro­lo­gia) aler­ta pa­ra ris­cos de ala­ga­men­tos e des­li­za­men­tos de ter­ras nos 78 mu­ni­cí­pi­os do es­ta­do.

A De­fe­sa Ci­vil de Vi­tó­ria in­for­mou que cho­veu 109 mi­lí­me­tros, dez ve­zes mais do que o pre­vis­to pa­ra o dia. Até as 19h de on­tem, o ór­gão re­gis­trou 14 cha­ma­dos, entre ala­ga­men­tos e des­li­za­men­tos de ter­ra.

Entre as prin­ci­pais ocor­rên­ci­as es­tão dois de­sa­ba­men­tos de imó­veis: um na Ilha de San­ta Ma­ria, on­de uma ca­sa de­sa­bi­ta­da, que já ha­via si­do in­ter­di­ta­da pe­la De­fe­sa Ci­vil, caiu, sem dei­xar fe­ri­dos; e ou­tro em São Pe­dro, on­de o te­to de uma ca­sa de ma­dei­ra de­sa­bou. Os três mo­ra­do­res da re­si­dên­cia fo­ram en­ca­mi­nha­dos pa­ra ca­sa de fa­mi­li­a­res.

De acor­do com o sis­te­ma da De­fe­sa Ci­vil, cin­co bair­ros es­tão em aler­ta má­xi­mo: Bon­fim, Bair­ro da Pe­nha, Ma­ruí­pe, San­ta Ce­cí­lia e Ta­bu­a­zei­ro. Ou­tras 34 lo­ca­li­da­des es­tão na ca­te­go­ria de aler­ta.

“Nos lo­cais de aler­ta má­xi­mo, o so­lo es­tá mais en­char­ca­do, au­men­tan­do o ris­co de des­li­za­men­tos. De­pen­den­do das con­di­ções cli­má­ti­cas ama­nhã (ho­je), es­ses nú­me­ros po­dem mu­dar”, ex­pli­ca o co­or­de­na­dor da De­fe­sa Ci­vil de Vi­tó­ria, Jo­nathan Jan­tor­no.

La­ma

Qu­em pre­ci­sou de aten­di­men­to na ma­ter­ni­da­de Pró-Ma­tre, na Ilha de San­ta Ma­ria, te­ve de atra­ves­sar o es­ta­ci­o­na­men­to re­ple­to de la­ma. Ba­nhei­ros e uma sa­la fi­ca­ram ala­ga­dos. O ca­so não foi co­mu­ni­ca­do à De­fe­sa Ci­vil. A ma­ter­ni­da­de dis­se que os aten­di­men­tos não fo­ram sus­pen­sos.

Em no­ta, a pre­fei­tu­ra de Vi­tó­ria afir­ma que des­de 2013 já in­ves­tiu R$ 30 mi­lhões em 60 obras de se­gu­ran­ça em 33 bair­ros com áre­as de ris­co. Afir­ma, ain­da, que es­tá em fa­se de cap­ta­ção de re­cur­sos na or­dem de R$ 10 mi­lhões jun­to ao BID (Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to) pa­ra exe­cu­ção de ou­tras 50 obras e que es­tu­da im­plan­tar alar­mes em 25 áre­as de ris­cos da ca­pi­tal. Tam­bém ga­ran­te que seis es­ta­ções de bom­be­a­men­to ope­ram au­to­ma­ti­ca­men­te du­ran­te as chu­vas.

Gran­de Vi­tó­ria

Em Vi­la Ve­lha, fo­ram re­gis­tra­dos ala­ga­men­tos no Ibes, Nos­sa Se­nho­ra da Pe­nha, Co­quei­ral de Ita­pa­ri­ca, Boa Vis­ta, Joc­key de Ita­pa­ri­ca, Ita­puã, Ari­bi­ri, Paul, Jar­dim Ma­ri­lân­dia, São Tor­qua­to e Co­bi­lan­dia. Nes­se úl­ti­mo bair­ro, a água con­cen­tra­da na ave­ni­da Pri­mei­ra não ti­nha si­do es­co­a­da até a tar­de de on­tem. Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, a De­fe­sa Ci­vil não foi aci­o­na­da.

Em Ca­ri­a­ci­ca, as au­las na Es­co­la Mu­ni­ci­pal de En­si­no Fun­da­men­tal João Pe­dro da Silva, em Por­to San­ta­na, fo­ram can­ce­la­das pe­la ma­nhã. Se­gun­do a pre­fei­tu­ra, o ser­vi­ço foi re­to­ma­do à tar­de, após a lim­pe­za do imó­vel.

Na Ser­ra, a pre­fei­tu­ra diz que não te­ve re­gis­tros. A BR101, no en­tan­to, foi in­ter­di­ta­da na re­gião de Ca­ra­pi­na. Se­gun­do a Eco 101, con­ces­si­o­ná­ria res­pon­sá­vel pe­la pis­ta, os tre­chos fo­ram li­be­ra­dos às 2h40 da ma­dru­ga­da.

Ave­ni­da Pri­mei­ra, em Co­bi­lân­dia, con­ti­nu­a­va ala­ga­da até a tar­de de on­tem

| FO­TOS: CHI­CO GU­E­DES

Ilha de San­ta Ma­ria re­gis­trou um de­sa­ba­men­to de ca­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.